19, abril, 2024, sexta-feira

Curso Presencial – NBR 5626:2020 – Sistemas prediais de água fria e água quente – Projeto e Dimensionamento

Você sabia que a Norma sobre Instalação de água fria e quente mudou?

Participe do curso: NBR 5626:2020 – Sistemas prediais de água fria e água quente – Projeto e Dimensionamento – e fique por dentro do que muda com a nova norma!


Público Alvo: Engenheiros civis, arquitetos, alunos dos cursos de engenharia civil e arquitetura e urbanismo e todos os profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos na área de instalações prediais hidráulicas e sanitárias.
Objetivos e Justificativas:
  • A ABNT NBR 5626:2020, cancela e substitui as antigas normas: ABNT NBR 5626:1998 – Instalação predial de água fria e quente ABNT NBR 7198:1993 – Projeto e execução de instalações prediais de água quente.
  • A unificação das duas normas, em uma única norma, sem dúvida facilita o acesso à informação. A atualização da norma por si só deve ser considerada positiva, visto que, muita coisa mudou na construção civil, desde 1998, principalmente, depois da publicação da ABNT NBR 15575:2013 (Norma de Desempenho das Edificações).
  • A ABNT 5626:2020 está mais moderna, mais flexível para o projetista e alinhada com o mercado. A norma parece mais direcionada para uma proposição de manual de operação e manutenção das instalações.
  • O conjunto de normas denominado ABNT NBR15575:2013 foi desenvolvido com a finalidade de estabelecer um padrão de desempenho mínimo nas edificações habitacionais, visando a qualidade e a inovação tecnológica na construção. Portanto, o alinhamento com a ABNT NBR 15575-6:2013 – Edificações habitacionais – Desempenho, particularmente, foi muito positivo, pois é uma tendência atual na engenharia civil.
  • Por outro lado, a ABNT NBR 5626:2020 aparenta não querer se comprometer com assuntos que podem gerar conflito, ou até mesmo serem invalidados ao longo dos anos como, por exemplo, a retirada das recomendações de materiais e procedimentos de dimensionamento.
  • O ponto negativo ABNT NBR 5626:2020, sem dúvida, foi a remoção do Anexo A (ABNT NBR 5626:1998), que dava orientações precisas e específicas para o desenvolvimento do projeto e dimensionamento. A atualização da norma deixou os profissionais da área órfãos de dimensionamento, não trazendo nela diretrizes que possam ser seguidas.
A nova redação passou a ser menos específica e mais generalista. O foco passou a ser quesitos mais relacionados a desempenho (Norma de Desempenho) do que em detalhes e orientações para dimensionamentos.
Para suprir essa deficiência, o objetivo deste curso é discutir os pontos positivos e negativos da ABNT NBR 5626:2020, com relação ao projeto e dimensionamento dos sistemas de água fria e água quente, bem como apresentar alguns exercícios com aplicação dos requisitos estabelecidos nesta norma.    
METODOLOGIA
  • No curso serão desenvolvidas duas atividades básicas: de instrumentação (aulas expositivas com o apoio de recursos audiovisuais) e exercícios aplicados aos projetos de instalações de água fria e água quente de acordo com a NBR 5626:2020.
  • A atividade de instrumentação terá como objetivo apresentar e discutir as principais mudanças que ocorreram no texto da nova norma (ABNT NBR 5626:2020) com foco no projeto, dimensionamento, execução, desempenho e manutenção das instalações de água fria e de água quente.
  • Também serão aplicados em sala de aula alguns exercícios de dimensionamento dos sistemas prediais de água fria e água quente seguindo os requisitos informativos e normativos da nova norma.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
– ABNT NBR 5626:2020 (informações importantes);
– Pontos positivos da NBR 5626:2020
– Pontos negativos da NBR 5626:2020
– Apresentação das principais mudanças relativas ao projeto e dimensionamento dos sistemas prediais de água fria e água quente;
– Documentação dos sistemas prediais de água fria e água quente projeto
– Documentação do projeto
– Manual de operação, uso e manutenção
– Requisitos sobre materiais e componentes
– Requisitos sobre projetos
– Interação com a concessionária de água
– Informações preliminares para o projeto
– Abastecimento de água potável
– Sistemas de abastecimento
– Alimentador predial
– Sistema de preservação
– Estimativa do consumo de água
– Capacidade dos reservatórios
– Sistema elevatório
– Sistema de distribuição
– Tubulações
– Materiais utilizados
– Execução dos SPAFAQ
– Operação, uso e manutenção
– Dimensionamento do SPAFAQ
– Parâmetros hidráulicos do escoamento (NBR 5626:2020)
– Estimativa de vazões
– Diâmetro dos trechos
– Limites de velocidade
– Pressões mínimas e máximas
– Dispositivos controladores de pressão nos SPAFAQ
– Perda de carga nas canalizações
– Cálculo da pressão dinâmica
– Sistema de distribuição de água quente (SPAQ)
– Níveis de temperatura no SPAQ
– Materiais utilizados
– Estimativa de consumo
– Sistemas de aquecimento
– Tipos de aquecedores
– Dimensionamento de aquecedores
– Rede de distribuição de água quente
– Dimensionamento das tubulações
PROFESSOR  PALESTRANTE
  • Prof. Eng. Roberto de Carvalho Junior 
Engenheiro civil, licenciado em Matemática, com habilitação em Física e Desenho Geométrico. Pós graduado em Didática do Ensino Superior. Mestre em Arquitetura e Urbanismo e Mestre em Hidráulica e Saneamento.
  • Projetista de Instalações Prediais desde 1982, já elaborou inúmeros projetos de edificações de médio e de grande porte, executados em várias cidades do Brasil.
  • Desde 1994, atua na área acadêmica, em faculdades de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, como professor universitário das disciplinas de instalações prediais.
  • É palestrante e autor dos livros “Instalações Hidráulicas e o Projeto de Arquitetura”; “Instalações Elétricas e o Projeto de Arquitetura”;  “Patologias em Sistemas Hidráulico-Sanitários”;  “Instalações Prediais Hidráulico-Sanitárias – Princípios  básicos para elaboração de projetos”; “Interfaces Prediais” e “Como se – 99 soluções de instalações hidráulicas e sanitárias”. Todos os livros editados pela Blucher.
  • É autor de diversos artigos e publicações em vários jornais e revistas do país voltadas a construção civil, falando especificamente sobre assuntos relacionados a sua área de atuação.
  • Atualmente, trabalha na área acadêmica e como consultor independente.

LIVROS PUBLICADOS DO PALESTRANTE:

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

  • Curso Presencial
  • Dias 28 e 29 de Abril das 18h às 22h
  • Carga Horária: 8h/aula
  • Certificado
  • Apostila
  • Vagas Limitadas
  • Organização: AEA/SJCampos ([email protected])
  • Apoio: CREA-SP
  • Telefone (12) 3921-6259
  • Whats App (12) 98159-8836

Data

abr 28 2022 - abr 29 2022
Expired!

Tempo

18:00 - 22:00

CADERNETA DE OBRAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atletica AEA/SJCampos masculino disputa Copa Aconvap de Futebol Society

O time masculino da Atlética AEA/SJCampos demonstrou sua habilidade em campo durante a partida contra o Tresil, válida pela Copa Aconvap de Futebol Society....