O Futuro do Presente das Águas do Paraíba do Sul 

 

Muito se tem falado sobre o destino das águas do Paraíba: se elas irão abastecer a capital paulista, se continuarão indo para o Rio de Janeiro, se serão suficientes para suprir as necessidades de crescimento da própria região de origem.

Mas o que está sendo planejado e feito para garantir que o retrato de hoje do sistema Cantareira não seja o futuro do rio Paraíba do Sul?  O que pode ser feito para evitar isto, como, quando, por que e por quem?

A iniciativa Corredor Ecológico do Vale do Paraíba, criada em 2007, trabalha com pesquisa, reflorestamento – visando a recuperação da biodiversidade e a proteção dos recursos hídricos  – e a mobilização da sociedade valeparaibana no sentido de promover ações que garantam a qualidade e uso sustentável  dos recursos naturais  da região.

Neste momento crítico para a questão das águas, o Corredor se junta a outras instituições para realizar o evento ? O Futuro do Presente das Águas do  Paraíba do Sul? que reunirá representantes da academia, governos e organizações não governamentais. 

O evento reunirá representantes da academia, governos, organizações não governamentais com o objetivo de criar uma plataforma apartidária para endereçar soluções aos órgãos responsáveis pelo gerenciamento das bacias que o formam, aos candidatos das próximas eleições, aos governos e administradores atuais e, por fim, à sociedade valeparaibana, que terá nos próximos anos o poder sobre a torneira do rio.

Objetivos do evento:

·      Contribuir para a discussão e debate sobre o tema, apontar caminhos e soluções para garantirmos o melhor uso da água; e

·    Construir, pós-evento, uma agenda propositiva com a participação do conjunto da sociedade do Vale do Paraíba  e instituições interessadas

Data: 31/05/2014 – sábado

Horário: 8h30 às 12h00

Local: Auditório UNIVAP – CEPLADE

Parceiros: AMCE Negócios Sustentáveis, Fibria, Banco Santander, Instituto Ethos, Instituto Oikos, Fundação SOS Mata Atlântica, Pöyry, Promon, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Rede Cidades Sustentáveis, CBH-PS, UNIVAP e O Vale.

Promoção: Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba

 

Boas vindas ? Reitoria  da UNIVAP

Palestra inspiracional ? Gilvan Sampaio ? INPE  – O rio Paraíba do Sul e o  seu papel nas questões hídricas e nas mudanças climáticas  globais.

Mesa 1: Posicionamento técnico sobre a água/ Preservação e produção das águas do Rio Paraíba do Sul

 

Maria Luiza Ribeiro ? Rede das Águas – SOS Mata Atlântica

André Luis de Paula Marques – AGEVAP

Cristianny Villela Teixeira – ANA

Wilson Cabral – ITA e Rede Vale

Nazareno Mostarda – CBH- PS

 

Mediação: Júlio Ottoboni – jornalista

 

Mesa 2: Ações e diretrizes voltadas para a preservação/conservação

 

José Luciano Penido – Presidente da Assoc. Corredor Ecológico do Vale do Paraíba

Mário Mantovani – SOS Mata Atlântica

Samuel Barreto –  TNC – The Nature Conservancy

Leonel Fernando Perondi – Diretor do INPE (a confirmar)

 

Mediador: Sergio Esteves – AMCE 

Construção de agenda propositiva: Sociedade Civil, Empresas, Academia, Organizações Sociais, Entidades Públicas, etc.

 

Mediação: Caio Magri – Instituto Ethos

 

                                                                                                                  

Informações: [email protected]

0(xx) 12 3949 2038 ? Sede Corredor Ecológico do Vale do Paraíba