O número de cadernetas de obras em relação ao mesmo período (1º quadrimestre) do ano passado aumentou 17,2%. Em relação ao aumento da metragem quadrada a construir observamos que somente a ampliação de uma indústria, no mês de março correspondente a 70% de toda a metragem quadrada naquele mês continua afetando substancialmente os números. Se não considerarmos este fato pontual observamos que a construção civil retraiu 42,1%, em nossa cidade, neste primeiro quadrimestre em relação ao mesmo período do ano de 2015.

 

Por outro lado, com a lei de legalização em vigor na cidade, verifica-se um forte movimento para a regularização de obras com um aumento de 395,1% em relação ao mesmo período de 2015, ficando evidente a existência de uma cidade ilegal dentro da cidade legal.

 

É importante realçar que para construções comerciais foram abertas cadernetas para a execução de cerca de 4.900 m² contra 34.000 m² de regularizações, isto significa que do total de quase 39 mil metros quadrados de obras comerciais, 90% são obras irregulares (e clandestinas), correspondendo a 80% das cadernetas abertas neste segmento e mostrando que todo estes comércios também são ilegais. 

 

Ao todo foram abertas, no mês de março, 245 cadernetas de obras contra 205 em 2015 e destas, 64% foram para legalização de obras e em 2015 foram 7,3%. Nesta estatística 92% das solicitações de caderneta de obras destinadas ao uso misto/multifamiliares também foram para legalização.