No dia 6 de abril, A AEA/SJCampos realizou com o apoio da Aconvap o curso presencial “Inteligência Artificial – Dominando o ChatGPT”

Destinado a engenheiros, arquitetos, construtores, empresários, estudantes e interessados no tema, o curso teve como objetivo capacitar com o conhecimento e as habilidades necessárias para implementar soluções de IA em diversas áreas.

Luiz Gustavo – Instrutor do Curso

O instrutor Luiz Gustavo, que conta com mais de 25 anos de experiência no mercado de tecnologia e é especialista em desenvolvimento de software e gestão de tecnologia, passou aos presentes informações e ferramentas que permitem a inteligência artificial conduzir seus fluxos criativos, fornecendo insights valiosos e soluções inovadoras, resultando em aumento da produtividade.

Arquiteto e Urbanista Walter Brant – Conselheiro Consultivo da AEA/SJCampos

O Conselheiro Consultivo da AEA/SJCampos, Arquiteto e Urbanista Walter Brant, afirmou que “O curso de Inteligência Artificial na AEA/SJC foi uma experiência enriquecedora, que não apenas ampliou meu conhecimento na área, mas também me proporcionou novas oportunidades de aprimoramento profissional. Aprendi a utilizar ferramentas de IA para otimizar o tempo e gerar imagens personalizadas em meus projetos de forma rápida e criativa. Essa tecnologia, sem dúvida, oferece uma vantagem competitiva ao aumentar a eficiência na produção de conteúdo visual. Estou ansioso para aplicar esses aprendizados em minha prática profissional e explorar ainda mais as possibilidades que a IA oferece para o campo da arquitetura e urbanismo.”

Outras vantagens apresentadas com o uso da tecnologia são a aceleração dos processos, geração de ideias de forma ágil e superação de bloqueios criativos.

Arquiteto e Urbanista Marcelo Guedes

Para o Arquiteto e Urbanista Marcelo Guedes “o curso de Inteligência Artificial na AEA/SJCampos trouxe conhecimento e mais oportunidade de agregar desempenho em nossa profissão por meio da otimização do tempo e geração de imagens em nossos projetos. Essa tecnologia proporciona mais eficiência ao gerar conteúdo visual personalizado de forma rápida e criativa”.

Arquiteta e Urbanista Gabriela Rebouças

A Arquiteta e Urbanista Gabriela Rebouças pontuou que “foi um privilégio participar do curso de Inteligência Artificial. Aprendemos desde sua evolução histórica até a apresentação das ferramentas já inseridas no mercado. Não se limitou à operação de programas, mas destacou a importância da formulação precisa das questões.”

Com duração de 5 horas de treinamento, os temas abordados foram “Panorama da Inteligência Artificial: Conceitos, Aplicações e Estudos de Caso”, “Introdução à IA”, “O que é a IA Generativa e como funciona?”, “Mitos e Realidades”, “Desmistificação de conceitos populares e limitações de segurança”, “Workshop Prático: Utilizando IA para Transformar seus Negócios”, “Ferramentas de IA em Ação: Uma visão dos recursos do CHAT GPT 3.5 e 4.0 e suas diferenças”, “Uso dos melhores plugins disponíveis do GPT 4.0 para otimizar diversos processos”, “Criação de GPT personalizado, muito mais inteligente e treinado”, “DALL-E como criados de imagens”, “Utilização de Outras ferramentas de IA (Microsoft Copilot)” e “Áudio no GPT”.


Outros depoimentos:

Eng. Eletr. Michele Caroline Morais Maia

“Gustavo Parabéns pela sua maneira de ensinar mostrando na prática e com as ferramentas. Nos apresentou um mundo novo e cheios de oportunidades.”


Eng. Civ. Estevão Jonas Batista

“Parabéns ao professor Gustavo, por nos explicar passo a passo sobre a I.A, e obrigado à AEA/SJCampos pela oportunidade”


Eng. Civ. Felipe Dias Soares

“Gostaria de expressar minha profunda gratidão pelo incrível curso de Inteligência Artificial que tive a oportunidade de fazer. Essa jornada foi verdadeiramente transformadora e enriquecedora, e eu não poderia estar mais satisfeito com o conhecimento adquirido.”


Eng. Civ. Juliana Regina Campos Faria

“O curso foi muito enriquecedor, mostrou uma visão prática de como aplicar a IA em nosso dia a dia profissional. Agradeço a oportunidade.”


Prof. Dra. Nara Oliveira Yokoyana

“Muito obrigada Gustavo pelo seu tempo e disponibilidade em nos atender, nos apresentando a essa nova abordagem de pesquisa e ferramenta para o dia a dia! Tanto na vida prática de um engenheiro como na docência as IAs são uma quebra de paradigmas e mudança de uso da internet e recursos computacionais! Adorei o curso e o material que nos foi dado! Parabéns mais uma vez! E obrigada AEA/SJCampos pelo apoio de sempre e por essa oportunidade!”