De 4 a 6 de maio, especialistas e lideranças da engenharia e da agronomia estiveram em Brasília para a realização da reunião preparatória para a Conferência Internacional Água e Energia – novas abordagens sustentáveis, que será realizada de 27 a 29 de julho.
 
O encontro, que aconteceu no hotel Brasília Imperial Hotel e Eventos, teve como objetivo discutir e sistematizar os temas que nortearão a Conferência Internacional de julho, que pretende formalizar as contribuições da engenharia no desenvolvimento e na implantação de novas tecnologias sustentáveis nas áreas de água, energia e saneamento para, posteriormente, apresentá-las no 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado em março de 2018, em Brasília (DF).
 
No primeiro dia de evento, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o eng. civil José Tadeu da Silva, foi responsável pela abertura das palestras. Já na quinta-feira, a reunião contou com uma palestra internacional sobre “Energia para a economia mundial no século 21: problemas e oportunidades” com o físico alemão, radicado nos Estados Unidos, Wolfgang Bauer, outra sobre o “Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento”, com o secretário nacional de Saneamento Ambiental, do Ministério das Cidades, Paulo Ferreira, “Energias Alternativas e Renováveis”, ministrada pelo professor da Universidade Federal de São João Del-Rei, José Antônio da Silva, e a última sobre a “Conservação e Reuso de Água como instrumentos de gestão”, com o diretor do Centro Internacional de Referência em Reuso de Água da Universidade de São Paulo (USP), professor Ivanildo Hespanhol.
Já as palestras do último dia do encontro abordaram os temas: “Soluções em Eficiência Energética e Hídrica”, com o tecnólogo e mestrando em engenharia civil, Paulo Carvalho; “Panorama Atual do Setor Elétrico”, com o representando dos assuntos estratégicos da Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Dr. Delson José; “Meteorologia e Climatologia na Gestão Hídrica, Energética e Ambiental”, com o professor da USP, Dr. Augusto José Pereira Filho, e “Água, Energia e Clima: problemas e desafios da divulgação científica”, com Hélio Dias.
 
A última palestra da programação, que debateu o tema “Água, Energia e Clima: problemas e desafios da divulgação científica” foi ministrada pelo prof. Dr. Hélio Dias, presidente do Instituto para Valorização da Educação e da Pesquisa. Na ocasião, Dias apresentou aos participantes plataformas de relacionamento entre professores e alunos, e matérias jornalísticas que abordam temas da área tecnológica. Dias, que também tem formação em jornalismo, ressaltou o papel das redes sociais como ferramenta gratuita de levar informações àqueles que não lidam com a ciência todos os dias. “As redes sociais podem ter um papel muito importante, colocando a sociedade para se posicionar”, afirmou. Dias tem um canal no Youtube, com cerca de 390 vídeos publicados. Segundo ele, o canal recebe 10 mil visualizações por semana. “São medidas simples que ajudam a levar ao público conhecimento de assuntos do dia a dia da ciência”, comentou.  Esta mesa foi presidida pelo Engenheiro Civil Carlos Vilhena, presidente da AEA/SJCampos, que na oportunidade ressaltou a importância de estudantes e profissionais terem acesso às publicações acadêmicas e assim poderem contribuir com a prática no desenvolvimento tecnológico; enalteceu ainda aos presentes o inconformismo do professor Hélio diante da situação que o faz procurar democratizar o conhecimento através de todos canais disponíveis. O brilhante professor é astrofísico, professor da Politécnica da USP e da Mauá, também foi diretor da Estação Ciência.
 
Estiveram também presentes na reunião preparatória presidentes dos Conselhos Regionais, conselheiros federais e regionais e demais lideranças do Sistema Confea/Crea, representantes de entidades como a Febrae (Federação Brasileira de Associações de Engenheiros) e da Upadi (União Pan-americana de Associações de Engenheiros).