No dia 8 de junho, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos, com o apoio institucional do Crea-SP, trouxe aos profissionais da região e associados a oportunidade de conhecer um projeto pioneiro no Brasil, o primeiro empreendimento a buscar a certificação LEED na versão 4, a mais difundida no mundo e, atualmente, a mais restrita no país.

 
O edifício, desenvolvido pela Espaço LarVerdeLar, empresa especializada em projetos e consultoria de construções sustentáveis, é um exemplo para edificações de pequeno porte em todo o território nacional, com divulgação livre e irrestrita dos resultados alcançados no projeto e um programa educacional de visitação.
 
 
A palestra “Os desafios e o desempenho do 1º Edifício LEED v4 do Brasil”, foi ministrada pelo Eng. Vitor Tosetto, sócio-diretor da LEED AP BD+C e LarVerdeLar, graduado em Engenharia Ambiental pela UFV, Mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela USP, consultor e gestor de projetos de construções sustentáveis pela NewFields e idealizador e gestor do primeiro edifício LEED v4 do Brasil.
 
“Este é o primeiro edifício sustentável no Brasil a conquistar a certificação LEED versão 4. Os projetos indicaram desempenhos interessantes, como a economia de energia de 88% e redução de consumo de água em 74%. O que mais chama atenção no edifício é a ausência de ar-condicionado, mesmo em uma cidade quente como Governador Valadares. Isso foi possível graças a Arquitetura Bioclimatica. A palestra terá como objetivo apresentar os desafios da nova versão da certificação LEED, como desenvolver um projeto integrado, as estratégias passivas adotadas para minimizar o consumo de energia e água e as práticas para construir de forma que minimize os impactos”, afirmou o empresário.
O encontro abordou temas como “Estratégias de redução de consumo de energia”, “Estratégias de redução de consumo de água”, “Promoção de bem-estar aos usuários do edifício”, “Arquitetura Bioclimática”, “Gestão de Resíduos e Controle de Poluição em obras” e “Desafios das Certificação LEED v4”.
 
 
 
 
Sobre o projeto 
 
O empreendimento está localizado na cidade de Governador Valadares, polo regional com aproximadamente 275 mil habitantes, caracterizada como uma cidade de médio porte. O município apresenta diversos desafios interessantes como as altas temperaturas durante todo o ano; a captação de água de apenas uma fonte, o Rio Doce; uma topografia que favorece alagamentos e inundações em épocas de cheia do rio, e passa por longos períodos de estiagem, que constantemente comprometem o abastecimento de água da população.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 


Cadastre-se para receber o Boletim Informativo com a agenda de eventos e novidades. AEA/SJCampos – Desde 1958 trabalhando para a valorização e a qualificação do profissional.

* indicates required

Powered by MailChimp