O debate sobre o Plano Diretor de São José dos Campos, promovido no dia 12 de setembro por 25 entidades que representam a sociedade civil e empresarial da cidade, foi um sucesso e lotou o auditório do Teatro Colinas com mais de 300 pessoas.

O URB SJC Cidade e Urbanismo reuniu autoridades, entidades, poder público, palestrantes e sociedade civil para um importante debate sobre o Plano Diretor e a Lei de Zoneamento de São José dos Campos com o objetivo de oferecer uma base de ideias e tendências sobre boas práticas em urbanismo, desenvolvidas no Brasil e no mundo.
 
A abertura do seminário foi realizada pelo Prefeito Municipal Felício Ramuth seguida de relevantes palestras como: “Urbanismo no Século XXI” com Eduardo Della Mana, “Panorama de Mercado e Tendências dos Green Buildings no Brasil” com Felipe Faria, “Densidades, Verticalização e Desenvolvimento Urbano Sustentável” com Carlos Leite, “Cidade Criativa: Cases Pedra Branca e Acate Primavera” com Marcelo Gomes, “Renaturalização, Revitalização e Recuperação de Rios Urbanos: Técnicas e Desafios” com Juliana Alencar e “O Perfil do Novo Mercado Imobiliário” com Marcos Araújo. O encerramento foi realizado pelo Secretário de Urbanismo e Sustentabilidade Marcelo Manara.
 
Para as entidades realizadoras o Plano Diretor é um importante instrumento para uma cidade sustentável e com qualidade de vida, que inclusive norteará a elaboração da nova Lei de Zoneamento da cidade, prevista para 2018.
 
O Eng. Civ. e presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos, Carlos Vilhena, afirmou que “o evento dá início às discussões sobre o Plano Diretor, Zoneamento e Código de Edificações de forma consistente e com as entidades representativas da sociedade civil organizada encabeçando as propostas. As palestras de alto nível demonstraram a vontade de soluções inovadoras para o município”.
 
 
 
Fabiano Moura, presidente da Associação das Construtoras do Vale do Paraíba, acredita que o seminário foi um grande passo para o debate do futuro da cidade. “A quantidade de entidades que conseguimos reunir para este evento foi um marco para   São José. Neste modelo, com a união de importantes setores, o movimento ganha muito mais força e legitimidade para que possamos trabalhar junto à Prefeitura Municipal e pontuar aquilo que temos certeza de que será um belo projeto para São José dos Campos. Esse é o grande ganho que tivemos nesse evento, além das palestras que foram muito boas”, afirmou Fabiano.
 
Já para o advogado e coordenador do grupo Novos Empreendedores do Secovi-SP na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Michel Monteiro, “o evento trouxe uma consciência participativa, demonstrando a importância da colaboração da sociedade para a construção e o desenvolvimento de uma cidade melhor. Além disso, percebemos por meio das palestras que uma cidade ideal é compacta e sustentável, em benefício das pessoas e não de coisas”, pontuou Michel.
 
 
As entidades realizadoras do seminário foram: Associação das Construtoras do Vale do Paraíba, Secovi, Associação dos Arquitetos e Engenheiros, Associação Comercial e Industrial, Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas, Associação Paulista de Medicina, Associação dos Contabilistas, Ciesp SJC, OAB, Sinduscon, Sinhores, CREA-SP, CAU-SP, Associação das Empresas Loteadoras, Univap, Unesp, Ipplan, Unavap, GPMAI, CDTCC, Associação dos Advogados, GBC Brasil, Instituto Natureza Viva, IDEJ, Vale Verde e Grupo Consciência Ecológica.
A realização do evento foi viabilizada com o apoio das empresas: Colinas Shopping, Agaxtur, Golden Tulip, Restaurante Cassiano, Código BR Comunicação e Unic Digital.
 

 
 

 
 
 
 
 
 
 
Fotos: Flavio Pereira e Lucas Cabral / CMSJC
 
 

 


Cadastre-se para receber o Boletim Informativo com a agenda de eventos e novidades. AEA/SJCampos – Desde 1958 trabalhando para a valorização e a qualificação do profissional.

* indicates required

Powered by MailChimp