No dia 13 de julho, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos recebeu em sua sede, juntamente com o Observatório Social, o jurista e Procurador da República Dr. Deltan Martinazzo Dallagnol em uma palestra voltada para lideranças do Vale do Paraíba sobre a campanha Unidos Contra a Corrupção.

 
Deltan Dallagnol ganhou notoriedade por integrar e coordenar a força-tarefa do Ministério Público Federal na Operação Lava Jato, que investiga crimes de corrupção na Petrobras e em outras estatais do país.
 
O presidente da AEA/SJCampos, o Engenheiro Civil Carlos Vilhena, fez a abertura do evento e afirmou que “a AEA de São José dos Campos se engaja nessas questões de combate à corrupção e transparência pública há muito tempo, quando ainda estava lutando para trazer o Observatório Social à São José dos Campos. Isso faz parte da nossa missão como cidadãos e entidade. Recebemos nesse evento muitas associações e entidades de São José dos Campos e outras cidades do Vale do Paraíba”, afirmou.
 
Deltan Dallagnol afirmou em entrevista que “nosso sistema de justiça é cheio de brechas que propiciam a impunidade e o que a Lava Jato faz é abalar um pouco essa impunidade. A pergunta que fazemos é: ‘os criadores de leis, os legisladores, permitirão que usemos as leis que estão em suas mãos para puni-los-’. A resposta provavelmente é não, salvo se a sociedade tomar uma postura de mudar um pouco as coisas. Precisamos de mais envolvimento da sociedade e uma das formas que enxergamos isso é o voto consciente nessa eleição de 2018”, afirmou.
 
Sobre as consequências da Lava Jato nos votos, Deltan pontuou que “a revelação de corrupção sistêmica pode ter dois efeitos no voto. O primeiro deles é fazer com que as pessoas votem de um modo mais consciente, mais responsável e busquem eleger pessoas íntegras. Mas pode acontecer o efeito oposto. Pois quando se carimba todo político como corrupto, a corrupção deixa de ser um critério de escolha e as pessoas passam a se pautar por outro critérios. Não sabemos o que acontecerá nessa eleição de 2018, mas podemos influenciar e a sociedade civil está se mobilizando para isso. Montaram uma coligação chamada Unidos Contra a Corrupção que tem como papel incentivar todo brasileiro a votar de acordo com sua preferência ideológica, mas em candidatos que atendam aos requisitos ‘passado limpo’, ‘compromisso com a democracia’ e que apoie o pacote anticorrupção desenvolvido por especialistas para atacar a corrupção em 12 frentes diferentes”, finalizou.
 
Quem tiver interesse em buscar esses candidatos, a campanha Unidos Contra a Corrupção disponibilizará no site www.unidoscontraacorrupcao.org.br uma lista completa com os nomes.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

FAÇA PARTE DA CAMPANHA!

 

Neste ano, a principal arma dos brasileiros contra a corrupção é o voto. Vamos eleger um Congresso plural, que represente nossa diversidade e que seja formado por candidatos com: 

 

(1) Passado limpo; 

(2) Compromisso com a democracia; e 

(3) Endosso às Novas Medidas contra a Corrupção

 

A AEA/SJCampos está comprometida com a Campanha Unidos Contra a Corrupção e pede sua ajuda para também fazer parte.

Assista o vídeo e assine.

http://www.unidoscontraacorrupcao.org.br

 

Unidos Contra a Corrupção é coordenada por uma coalizão de organizações e movimentos sem vínculos partidários e conta com o apoio de diversas instituições e pessoas de diferentes opiniões e ideologias. buscamos combater a corrupção através da união e com espírito democrático.

Organizações:

  • Contas Abertas
  • Cidade Democrática
  • Instituto Ethos
  • Observatório Social do Brasil
  • MCCE Ficha Limpa
  • Transparência Internacional Brasil


 
 
 
 

 

 

Cadastre-se para receber o Boletim Informativo com a agenda de eventos e novidades. AEA/SJCampos – Desde 1958 trabalhando para a valorização e a qualificação do profissional.

* indicates required

Powered by MailChimp