Seminário apresenta manual de aplicação do agregado reciclado e relatório do setor da reciclagem de resíduos da construção no Brasil

A Abrecon, entidade que congrega usinas de reciclagem de entulho no Brasil, organiza no dia 22 de novembro às 08h em São Paulo, o Seminário Nacional da Reciclagem de Resíduos da Construção e Demolição.

O evento, único do setor, lança neste ano o Manual de Aplicação do Agregado Reciclado – MARE e o Relatório Setorial Abrecon 2017/2018 com dados atualizados sobre o número de usinas de reciclagem de resíduos da construção no país, bem como, o crescimento de empreendimentos que recebem esse tipo de resíduo, como as ATTs e aterros de inertes.

O evento conta com a presença de Hewerton Bartoli e Levi Torres, presidente e coordenador da Abrecon, Elaine Varela, professora titular da Universidade Federal da Bahia, Sérgio Angulo, professor da POLI USP, Aguinaldo Leite, ex-secretário de serviços de Jundiaí, entre outros.

Os resíduos da construção e demolição (RCD) ou caliça, entulho ou metralha, como são chamados em outras regiões, é hoje o grande problema das pequenas e grandes cidades.

De acordo com um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) menos da metade dos municípios apresentaram seus planos de resíduos sólidos, realidade que resulta em custos altíssimos na gestão dos resíduos e problemas graves na saúde pública, como casos de chikungunya, zika vírus, febre amarela entre outros.

O descarte irregular de entulho associado ao lixo atrai roedores e mosquitos, além de poluir rios , lagos e nascentes. O descarte irregular de RCD têm sido um problema financeiro para as prefeituras que sequer conseguem mapear os pontos clandestinos.

 

As inscrições podem ser feitas pelo site da Abrecon: www.abrecon.org.br

 

Seminário Nacional da Reciclagem de Resíduos da Construção e Demolição

  • 22 de novembro de 2018 às 08h
  • Centro de Exposições Pro Magno em São Paulo
  • R. Samaritá, 230 – Casa Verde – São Paulo – SP
  • http://abrecon.org.br/seminario/
 

 

Realização:

 


Apoio:


 

Cadastre-se para receber o Boletim Informativo com a agenda de eventos e novidades. AEA/SJCampos – Desde 1958 trabalhando para a valorização e a qualificação do profissional.

* indicates required

Powered by MailChimp