As instalações prediais hidráulicas e sanitárias constituem subsistemas que devem ser integrados ao sistema construtivo proposto pela arquitetura, de forma harmônica, racional e tecnicamente correta.  

Para se ter uma ideia da negligência com relação ao projeto hidráulico-sanitário, de acordo com várias pesquisas, estima-se que o maior percentual de patologia dos edifícios é decorrente de problemas relacionados com as instalações hidráulicas prediais, e a maior parte dessas falhas tem origem no projeto e na execução das instalações. Pelo fato de as instalações do edifício ficarem embutidas (ocultas), pouca importância é dada a seu projeto, sendo muito comum a execução de obras ricas em improvisações e gambiarras na busca de maior economia utilizando-se materiais de qualidade inferior que, somado à baixa qualificação da mão de obra, acaba por comprometer a qualidade no final da obra. Esta palestra tem por objetivo abordar a importância do projeto das instalações hidráulicas e sanitárias no sistema construtivo, bem como destacar as principais falhas decorrentes de concepção sistêmica, erros de dimensionamento, incorreções de especificações de materiais e de serviços, insuficiência ou inexistência de detalhes construtivos.

 

A QUEM SE DESTINA 

  • Engenheiros, arquitetos, projetistas de instalações prediais hidráulico-sanitárias, alunos dos cursos de engenharia civil e arquitetura e urbanismo e todos os profissionais que trabalham na construção civil. 

OBJETIVO

  • Apresentar os princípios e conceitos básicos necessários para a elaboração de projetos das instalações prediais hidráulicas e sanitárias (instalações de água fria e quente, esgoto e águas pluviais); 
  • Mostrar a importância da compatibilização do projeto hidráulico-sanitário com os projetos arquitetônico e estrutural, de forma harmônica, racional e tecnicamente correta;
  • Apresentar uma visão conceitual mais prática, didática e simplificada para elaboração de projetos dos subsistemas das instalações prediais hidráulico-sanitárias em PVC (água fria e quente, esgoto e águas pluviais). 

JUSTIFICATIVA

  • O projeto hidráulico é indispensável ao bem construir, pois evita inúmeros erros na montagem das instalações. Quando o assunto é hidráulica, além de um bom projeto é necessário o emprego de materiais de qualidade comprovada pois os reparos no sistema de canalizações sempre apresentam custos elevados.
  • Para se ter uma idéia da negligencia com relação ao projeto e execução das instalações hidráulico-sanitárias, de acordo com várias pesquisas, estima-se que o maior percentual das patologias dos edifícios (vícios, falhas e defeitos construtivos) corresponde a problemas relacionados com as instalações hidráulicas prediais, sendo que aproximadamente 40 % dessas falhas têm origem no projeto hidráulico-sanitário. 
  • Pelo fato das instalações do edifício ficarem embutidas (ocultas) pouca importância é dada ao seu projeto sendo muito comum a execução de obras rica em improvisações e gambiarras na busca por máxima economia utilizando-se de materiais de qualidade inferior que somando à baixa qualificação da mão de obra acaba-se por comprometer a qualidade final da obra. 

PROFESSOR  PALESTRANTE

  • Prof. Eng. Roberto de Carvalho Junior, engenheiro civil, licenciado em Matemática, com habilitação em Física e Desenho Geométrico. Pós graduado em Didática do Ensino Superior. Mestre em Arquitetura e Urbanismo  e Mestre em Hidráulica e Saneamento. 
  • Projetista de Instalações Prediais desde 1982, já elaborou inúmeros projetos de edificações de médio e de grande porte, executados em várias cidades do Brasil.
  • Desde 1994, atua na área acadêmica, em faculdades de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, como professor universitário das disciplinas de instalações prediais.  
  • É palestrante e autor dos livros “Instalações Hidráulicas e o Projeto de Arquitetura”; “Instalações Elétricas e o Projeto de Arquitetura”;  “Patologias em Sistemas Hidráulico-Sanitários”,  “Instalações Prediais Hidráulico-Sanitárias – Princípios  básicos para elaboração de projetos” e “Interfaces Prediais”. Todos os livros editados pela Blucher. 
  • É autor de diversos artigos e publicações em vários jornais e revistas do país voltadas a construção civil, falando especificamente sobre assuntos relacionados a sua área de atuação.
  • Atualmente, trabalha na área acadêmica e como consultor independente.

INFORMAÇÕES

  • 29 de Novembro de 2018 – 18h30
  • Local: Auditório – AEA/SJCampos
  • Av. Anchieta, 551 – Jd. Esplanada – São José dos Campos – SP
  • (12) 3921-6259 / [email protected]

INSCRIÇÃO GRATUITA

 

 

 

 


OBSERVAÇÃO

Se você ainda não é um(a) associado(a) da A AEA/SJCampos, temos um comunicado a fazer: 

  • A AEA/SJCampos dará prioridade às inscrições de profissionais e estudantes associados nos eventos.
  • As datas disponibilizadas para as inscrições serão divididas em associados e não associados e os profissionais não associados deverão respeitar os períodos estabelecidos para cada evento.
  • Aqueles que se inscreverem antes da data determinada para não associados terão as inscrições canceladas.
  • Caso você tenha interesse em se associar e aproveitar todos os benefícios, entre em contato com a secretaria pelo telefone (12) 3921.6259 ou pelo email [email protected]

Contamos com sua compreensão.

Secretaria AEA/SJCampos

 


Livros do Palestrante:
 
 

ROBERTO DE CARVALHO JÚNIOR

 


Apoio:

 


 

Cadastre-se para receber o Boletim Informativo com a agenda de eventos e novidades. AEA/SJCampos – Desde 1958 trabalhando para a valorização e a qualificação do profissional.

* indicates required

Powered by MailChimp