No dia 23 de novembro chegou ao fim o segundo módulo do curso “Atualização Profissional – Georreferenciamento de Imóveis” promovido pela AEA/SJCampos em parceria com a Fundação Escola Politécnica da Bahia e o apoio institucional do CREA-SP.

O Módulo 1 – Cadastro urbano e rural do REURBER E SINTER aconteceu de 3 a 5 de outubro e teve como objetivo capacitar os profissionais a elaborarem projetos de georreferenciamento em conformidade com as normas ABNT NBR 13.133 e NBR 14.166.
Por meio de aulas práticas com GPS RTK e Drone, o engenheiro Alessandro Machado abordou os temas: “Legislações e normas do georreferenciamento urbano”, “Diferenças do georreferenciamento rural”, “Preparação dos municípios para as demandas geradas”, “Rede de Referência Cadastral Municipal (RRCM)”, “Estudos Fundiários Urbanos” e “Tecnologias disponíveis para o Georreferenciamento Urbano”.


Alessandro é engenheiro agrimensor, engenheiro civil e especialista em geotecnologias, com 25 anos de experiência na área. Atualmente é consultor em cadastro de imóveis urbanos e rurais e ministra palestras e cursos voltados à atualização do cadastro imobiliário georreferenciado urbano ou rural no Brasil.

Já o Módulo 2 – Mapeamento Aerofotogramétrico com Drones (RPAS) aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de novembro e foi ministrado pelo primeiro especialista do Brasil em aplicações civis e comerciais de drones e VANTs, Marco Fábio Borges.

O segundo encontro teve como objetivo capacitar profissionais e estudantes para elaborarem projetos de Engenharia de Aerofotogrametria com drones (RPAS) para a atualização do cadastro de imóveis em áreas urbanas ou rurais.

Os itens abordados durante o curso foram “Regulamentação”, “Conhecimentos Aeronáuticos em Aplicações com Drone”, “Ground School do Phantom 4 Pro”, “Planejamento de Voo”, “Prática de Pilotagem e Realização de Mapeamento Aéreo com Drone” e “Processamento do Mapeamento”.

Marco é graduado em Engenharia Industrial Mecânica com mestrado em Engenharia Robusta (Método Tagushi) e doutorando em Engenharia Industrial.

A Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos promove com o apoio institucional do CREA-SP uma agenda repleta de cursos, palestras, oficinas, visitas técnicas, entre outros, em prol da capacitação e aprimoramento profissional. Consulte a agenda completa no portal www.aeasjc.org.br/agenda

Confira as fotos do Módulo 2


Aproveite os benefícios e seja um associado(a) da AEA/SJCampos.

  • Convênio Médico UNIMED com condições especiais
  • Desconto na Caderneta de Obras
  • Convênio Odontológico Uniodonto com condições especiais
  • Seguro de vida (morte por acidente) imediato de R$ 10.000,00
  • Parceria em Cursos e Pós-Graduação
  • Desconto de ATÉ 15% no Programa Caminhos da Arquitetura
  • Descontos em Escolas para dependentes
  • Qualificação profissional: Palestras e Cursos
  • Visitas a Feiras e Eventos do Setor
  • Desconto em Academias

Para modalidade profissional é necessário trazer:

  • Carteira original do CREA/SP ou CAU/SP (será aceita somente a original)
  • Cópia simples do comprovante de residência

Para modalidade estudante é necessário trazer:

  • Declaração original no papel timbrado da faculdade que comprove matrícula no curso de engenharia ou arquitetura no respectivo ano – 2019.


Siga o Instagram da AEA/SJCampos: