Terminou no último sábado, dia 15, o Curso de Automação Predial e Residencial promovido pela AEA/SJCampos com o apoio do CREA-SP.

Dividido em 3 fases, em sábados consecutivos, o curso teve como objetivo identificar, analisar e aplicar os tipos de automação nas edificações, suas funções e sistemas empregados, além de apresentar aos participantes os conceitos básicos de inspeção e manutenção predial de edifícios inteligentes, selos e certificações de edifícios sustentáveis.

O engenheiro eletricista/eletrônica Sérgio Ricardo Rocha Joaquim ficou sabendo do curso por meio do portal da AEA/SJCampos e se inscreveu por considerar que as soluções que seriam estudadas têm ganhado cada vez mais importância nos projetos das edificações. “O curso foi muito expressivo. Ampliou nosso conhecimento e ajudou melhorar o “networking” com outros profissionais da área”, afirmou.

No primeiro sábado do curso o instrutor Eng. Eletr. Jorge Luiz Bitencourt da Rocha falou sobre automação predial e residencial, os principais aspectos da automação residencial, entre eles os elementos básicos: arquiteturas, setores, aplicações e protocolos, a integração de geração de energia distribuída na automação predial, e o sistema de geração off grid e on grid solar e eólica.
Já o segundo sábado teve como tópicos os princípios de automação e sensoriamento, descrição de controladores, sensores, atuadores, barramentos e interfaces, empregados em domótica, arquitetura centralizada e descentralizada, funções nas edificações inteligentes, setores de controle, dados e multimídia, principais protocolos utilizados na AR: X-10, CEBus, LONWorks, Ethernet, IEEE 802.11, Z-Wave e ZigBee, análise de caso de um sistema de geração on grid WEG e instalações de Green Buildings.

No último dia de curso o Eng. Eletr. Jorge Luiz Bitencourt da Rocha apresentou conceitos básicos, princípios fundamentais das edificações sustentáveis, tipos de estruturas, selos e certificações de edificações sustentáveis, sistemas de TI empregados em automação predial, integração de serviços, dados e aplicações via redes de comunicação de dados, ambientes de programação de Controladores Lógicos Programáveis, conceitos básicos de inspeção e manutenção predial, e ensinará os presentes a analisar, identificar e aplicar os diversos tipos de manutenção aplicados nas edificações no mercado da construção civil.


Jorge Luiz é Mestre em Engenharia Elétrica, diretor acadêmico do Powered Instituto Educacional, professor, Conselheiro Federal do CONFEA, Conselheiro do Clube de Engenharia e profissional presente em diversos eventos e grupos de trabalho de qualificação, capacitação e certificação de profissionais das áreas de conhecimento de Engenharia e Educação.

A Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos promove uma agenda voltada para a capacitação e aprimoramento profissional, e todos os cursos, palestras, workshops, visitas técnicas, seminários, entre outros, estão disponíveis no portal www.aeasjc.org.br/agenda


Confira as fotos do último dia de curso