O 4º encontro do Ciclo de Aprimoramento Profissional “CAP Votorantim 2021 – Uso do Cimento, Agregados e Aditivos na Argamassa e Concreto” aconteceu no dia 5 de agosto e debateu o tema “Cimento Portland & Principais Adições”.

 

 

Promovido pela AEA/SJCampos em parceria com a Votorantin e apoio do CREA-SP, o CAP Votorantin tem como objetivo a capacitação e o aprimoramento profissional.

O Engenheiro Estevão Jonas Batista realizou a abertura do evento e o Eng. Leonardo Lima, Consultor Técnico de Mercado na Votorantim Cimentos, abordou o tema numa palestra técnica com aproximadamente 1 hora de duração e com o objetivo de mostrar os principais tipos de cimento Portland comercializados, além dos aditivos, que variam de região para região e valores de produção.

Leonardo falou sobre a história da utilização do cimento e mostrou como ele é composto, assim como as mudanças nas normas técnicas que regem a composição do mesmo. “Algumas normas foram alteradas a partir de 2018, pois existe uma pressão muito grande mundial para que as cimenteiras reduzam a emissão de CO², já que em todo o processo existe o escape desse gás de efeito estufa. Penso nisso é incentivada a adição e coprocessamento de materiais e combustíveis que façam essa redução. As classes de resistência não foram alteradas”, afirmou.

Próxima palestra

No dia 14/09, às 19h, acontecerá a 5ª e última palestra do CAP Votorantin.

A transmissão completa da palestra pode ser assistida abaixo no canal do YouTube da associação.

Clique no link, siga o Canal e ative as notificações.