Por LUIZ WALDEMAR MATTOS GEHRING1.
1 Engenheiro Civil; Conselheiro CREASP; Professor Esp. do Curso de Engenharia Civil – FAIT, Itapeva-SP, [email protected];


RESUMO: Método BIM – Modelagem de Informações da Construção, são informações geradas durante a construção de um projeto, sendo a real simulação virtual do projeto a ser executado. Permite-se o armazenamento de dados referentes ao projeto em um único modelo, podendo ser modificado pelos profissionais em um mesmo tempo, sem interferir no trabalho já realizado, como informações de projetos arquitetônicos, elétricos, hidráulicos, estruturais, acessibilidade, sustentabilidade, prevenção de incêndios, planilhas de custos e cronogramas. Melhorando o custo e desempenho do projeto a ser executado. Portanto, com uma comunicação eficaz entre partes do projeto e transferência fluente de informações da construção, se obtém um fluxo de trabalho integrado e entrega eficiente e precisa do projeto. Adotando esse método, evita-se situações indesejadas na execução do projeto, pode-se acompanhar o andamento da obra. Melhorando a estratégica em relação ao custo e tempo da execução do projeto.


Método Bim, Modelagem de Informações da Construção, são informações estruturadas durante a construção de um projeto que permitem a real simulação virtual do projeto a ser executado. Por ele, é possível o armazenamento de dados em um único modelo que permite ser modificado pelos profissionais a um mesmo tempo, sem interferência nas tarefas já realizadas, que incluem informações de projetos arquitetônicos, elétricos, hidráulicos, estruturais, acessibilidade, sustentabilidade, prevenção de incêndios, planilhas de custos, cronogramas, melhorando a relação custo-benefício do projeto a ser executado.

A Tecnologia BIM consiste uma revolução na área de projetos, suas vantagens mudam os conceitos sobre a área de projetos e mesmo em obras.

Segundo (Eastman et al, 1974), o surgimento do sistema BDS (Building Description System – Sistema de Descrição da Construção), ocorreu em 1974, afirma:

“O sistema BDS foi iniciado para mostrar que uma descrição baseada em computador de um edifício poderia replicar ou melhorar todos os pontos fortes de desenhos como um meio para a elaboração de projeto, construção e operação, bem como eliminar a maioria de suas fraquezas”.

Ainda (Eastman et al, 1974), através do conceito, os projetos de construções podem ser elaborados, facilitando a realização de projetos e desenhos técnicos, no programa CAD (Computer Aided Design). Sendo assim surgiu o sistema BIM, onde permite a integração total dos agentes.

Segundo (Eastman et al, 2011), afirma que:

“Com a tecnologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção), é possível criar digitalmente um ou mais modelos virtuais precisos
de uma construção. Eles oferecem suporte ao projeto ao longo de suas fases, permitindo melhor análise e controle do que os processos manuais. Quando concluídos, esses modelos gerados por computador contêm geometria e dados precisos necessários para o apoio às atividades de construção, fabricação e aquisição por meio das quais a construção é realizada.”

O Sistema BIM organiza as etapas da construção a ser realizada fornecendo custos, material a ser utilizado, entre outras especificações. Sendo assim, diferentes profissionais, como engenheiros, arquitetos, compradores, orçamentistas, entre outros, podem acessar e editar o projeto, com informações, ao mesmo tempo, sem interferir no trabalho que está sendo feito. Desta forma, evitam-se erros nas comunicações entre os profissionais, economiza-se tempo, diminuindo o desperdício e atraso nas obras.


Confira a publicação completa e outras matérias técnicas no site do CREA-SP

https://www.creasp.org.br/arquivos/revista/crea-revista-ed02_final.pdf

Consulte outras edições:

Os artigos técnicos e matérias assinadas são de total responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião da administração do Crea-SP
Contato: [email protected] www.creasp.org.br