Vazamento de esgoto em obra do metrô provocou cratera na Marginal do Tietê Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Agentes fiscais do Crea-SP notificaram os responsáveis nesta terça-feira


Agentes fiscais do Crea-SP estiveram na manhã desta terça-feira (1/02) na obra da Linha 6-Laranja do Metrô, onde uma cratera se abriu no asfalto da Marginal Tietê, próximo à Ponte do Piqueri, zona norte de São Paulo. O rompimento de uma galeria de esgoto é apontado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) como a possível causa do incidente. Não houve feridos.

Os agentes realizaram diligência no local para apurar informações para fiscalização do exercício profissional. O Crea-SP lavrou notificação para solicitar a documentação referente ao ocorrido. Os responsáveis têm 10 dias para responder à notificação. Após esse período, será aberto processo administrativo, remetido para análise da Câmara Especializada para eventual responsabilização profissional.

Segundo o presidente do Conselho, Eng. Vinicius Marchese, devido ao acúmulo de chuvas que vem se acentuando desde a última sexta-feira (28) em São Paulo, aparentemente houve uma carga maior em cima da estrutura que estava sendo desenvolvida. “Nós, do Crea-SP, trabalhamos para que haja profissionais habilitados e capacitados nas obras para garantir, acima de tudo, a segurança de todos os envolvidos. É preciso se atentar que esse volume de chuva alterou a realidade de São Paulo nos últimos dias – e a previsão é que isso continue a acontecer”, disse.

Marchese acrescenta que é fundamental a análise técnica do laudo dos solos para avaliar o impacto nas estruturas e iniciar o planejamento e recuperação da área.

Fiscalização do Conselho nas obras do Metrô

Essa é uma obra que o Crea-SP já estava acompanhando a execução. No dia 29 de julho de 2021 aconteceu a primeira fiscalização, no canteiro da Freguesia do Ó, localizado nas avenidas Santa Marina e Otaviano Alves. Na ocasião, a equipe de fiscalização do Conselho teve como foco avaliar, inicialmente, pesquisas internas e eventuais registros de empresas citadas como participantes do projeto.

Segundo o projeto apresentado na retomada das obras, o túnel sob o rio Tietê tem 250 metros de extensão entre os poços de verificação de cada margem e passa cerca de 14 metros abaixo do leito.

Atualmente, a Linha 6-Laranja de Metrô é a maior obra de infraestrutura urbana da América Latina em andamento. Com 15 quilômetros de extensão, terá 15 estações, ligando Brasilândia, na Zona Norte da cidade, à estação São Joaquim, na região central. Trata-se de uma Parceria Pública Privada do Governo de São Paulo com a concessionária Linha Universidade, da qual o grupo Acciona é sócio e responsável pela construção. Com investimento de R$ 15 bilhões, a linha atenderá cerca de 633 mil pessoas por dia.

 

Produzido pela CDI Comunicação
Edição: Equipe de Comunicação Corporativa/GCE