SALMEN SALEME GIDRÃO1.
Mestre em Engenharia Civil – FECIV-UFU, E-mail: [email protected] Conselheiro Câmara Engenharia Civil; Professor Centro Universitário
da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb)


RESUMO: Este artigo apresenta um estudo para a verificação de resultados contraditórios no universo dos ensaios á compressão do concreto. Foram utilizadas ferramentas de uso corrente em programas de monitoramento da confiabilidade de ensaios desta natureza. Em sua abordagem, fundamentada em preceitos de qualidade, foram comparados os resultados dos ensaios à compressão de 12 laboratórios por duas metodologias estatísticas distintas e complementares. A primeira está relacionada com os conceitos da elipse de confiança, e outra com técnica de Z-score. Para o seu desenvolvimento, foi estabelecida uma estratégia de produção dos corpos de prova, que considera a importância da neutralidade das ações produtivas nos resultados dos ensaios à compressão. As suas conclusões favorecem a compreensão da relação entre as discrepâncias de resultados de testes de compressão e do estado da qualidade das obras de concreto.


 

1. INTRODUÇÃO

A pluralidade de condições que envolvem os mecanismos da produção do concreto e a origem de seus materiais constituintes são elementos por si só suficientes para contribuir que os resultados dos ensaios à compressão apresentem resultados diversos. Dificilmente o concreto apresentará uma igualdade de resultados para a resistência à compressão quando ensaiado em busca desta informação. Por sua vez, as ações envolvendo estes ensaios também são passíveis de erros e contribuem de forma significativa para o aumento da variabilidade de seus resultados. Mesmo que durante a produção de um concreto sejam controlados os parâmetros relativos a seus materiais, equipamentos e mão-de-obra, é pouco provável que os resultados dos ensaios à compressão apresentem valores iguais.

Este artigo apresenta um estudo investigativo acerca dos resultados dos ensaios à compressão do concreto. Seu objetivo é verificar comparativamente a sua equivalência por meio de metodologias estatísticas diferentes.
Foram comparados os resultados de 12 laboratórios em distintas etapas de avaliação pelos conceitos da elipse de confiança e pela técnica de avaliação Z-score. O tratamento envolveu a produção de corpos de prova de concreto e os resultados dos ensaios à compressão. Os laboratórios foram escolhidos aleatoriamente em uma região envolvendo centros urbanos que abrigam uma população regional média da ordem de dois milhões de habitantes com destacada presença de obras da construção civil. As investigações favorecem os estudos da homogeneidade dos resultados laboratoriais no complexo universo da confiabilidade dos resultados, que englobam parâmetros técnicos e econômicos de grande relevância para a construção civil.

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A resistência à compressão do concreto enquanto resultado de uma ação produtiva está associada a fatores que incluem os materiais constituintes e a tecnologia aplicada a sua produção (MEHTA, MONTEIRO, 2008).
Segundo Mascolo et.al. (2013), as dispersões de valores quanto a seus resultados, em estudo de variação de resistência pelo ensaio à compressão ao longo da descarga do caminhão betoneira, ficam concentrados na faixa de 5%, com a distribuição do número de ocorrências acima e abaixo em relação a um ponto de referência.
O tratamento desta variabilidade e de outras da mesma natureza, enquanto fundamento da produção do concreto, é normatizado pela ABNT 12655:2006. Por suas recomendações, são necessários procedimentos de comprovação de uniformidade da mistura e averiguação de sinais de heterogeneidade de composição
ou consistência. Por seu enfoque, a resistência de dosagem deve atender as condições de variabilidade prevalecentes durante a construção, sendo sua medida efetivada pelo desvio padrão, sendo cálculo da resistência, estabelecida pela Eq. (1): FCK=FCM−1,65SD

ONDE:

FCM – é a resistência média do concreto à compressão em MPa Fcj – é a resistência do concreto prevista para a idade de j dias, em MPa;
FCK – é a resistência característica do concreto à compressão, em MPa;
SD – é o desvio padrão da dosagem, em MPa.

2.1. A VARIABILIDADE DOS ENSAIOS DE RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO Com os ensaios de resistência
à compressão, são obtidas informações que permitem avaliar o comportamento do concreto sob um estado de tensões.
Pela ABNT NBR 5738:2015, são normatizados os procedimentos de moldagem e cura de seus corpos-de-prova.
Pela ABNT NBR 5739:2018, são normatizados os procedimentos do ensaio propriamente dito.
Por ela são avaliados os temas relacionados a sua qualidade, envolvendo os parâmetros relacionados com aparelhagem utilizada, com o preparo dos corpos de prova e com o tratamento de seus resultados.

Os resultados de uma avaliação de resistência do concreto dependem da qualidade do ensaio desenvolvido, pois a ele estão associadas as incertezas dos processos de medição. As imperfeições dão origem a erros nos resultados por ela expressos, sejam eles sistemáticos ou aleatórios. Os erros correspondem a um conceito idealizado capaz de interferir nos resultados de qualquer processo de medição.
Para Montgomery (2004), o tratamento destas questões e que envolvem a aplicação de um controle estatístico de resultados difunde o conceito de melhoria continuada na qualidade dos produtos e, por consequência, na produtividade.


Confira a publicação completa e outras matérias técnicas no site do CREA-SP

https://www.creasp.org.br/arquivos/revista/crea-revista-ed03_final.pdf

Consulte outras edições:

Os artigos técnicos e matérias assinadas são de total responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião da administração do Crea-SP
Contato: [email protected] www.creasp.org.br