César Martoreli da Silveira – Eng. Agr. Dr. em Produção Vegetal, Docente do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb) e do Colégio Técnico Agrícola (Unesp), Campus de Jaboticabal. E-mail: [email protected]

Gabriel Vinícius Lima de Souza e Luiz Gustavo Rosa Campos – Graduandos em Agronomia FCAV/Unesp; MSc. Carlos Roberto de Toffoli – Consultor Plantsan

Fabio Olivieri de Nobile – Eng. Agr. Dr. em Ciências do Solo, Docente do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb)


INTRODUÇÃO: O Brasil tem solos de origem tropical, com elevado nível de intemperismo e pobreza de nutrientes. O uso de tecnologias de manejo, muitas vezes oriundas de regiões de climas temperados, dificulta e limita a produção. Tal fato é relevante quanto aos gastos com fertilizantes minerais importados, limitando processo produtivo, uma vez que o País depende de mais de 30 milhões de toneladas a um custo que supera 9 bilhões de dólares, encarecendo a produção e os custos dos alimentos (ANDA, 2020).
A busca pela sustentabilidade nos sistemas agrícolas tem feito com que pesquisas se desenvolvam na referida área e encontrem soluções para uma nova agricultura, moderna e produtiva. O uso de produtos de fontes naturais pode minimizar a demanda por fertilizantes inorgânicos nos sistemas produtivos, sendo um fato positivo, uma
vez que a aquisição e o preparo desses fertilizantes têm um alto custo. Dentro desta premissa, é necessário pesquisar o potencial de produtos capazes de garantir os processos agrícolas e ainda manter a qualidade alimentar dos produtos e subprodutos gerados por meio de um manejo sustentável. Para isso, é importante considerar ações positivas para com a base da produção, que são os solos.


 

Deste modo, partindo-se do tripé do conceito sustentável com base nas condições econômicas, sociais e produtivas, surgem novas fontes de produção para a base dos sistemas agrícolas, dentre elas a técnica de rochagem e obtenção de remineralizadores de solos. Por meio do uso de pós de rochas, pode reduzir os custos e os impactos ambientais causados por fertilizantes minerais. Além de se tratar de um produto multielementar e benéfico aos solos, garante melhores condições para o crescimento das plantas, com incrementos nos atributos físico-químicos e nutricional disponíveis por meio de rochas. Alguns exemplos são as rochas graníticas (Silva et al., 2013), de basalto (RAMOS et al. 2014), fonólito (TAVARES et al., 2018) e andesito (DALMORA et al. 2020).

As aplicações das fontes de pós de rochas para os diferentes sistemas de cultivos deram origem aos agrominerais regionais, outro fator de extrema importância na garantia da produção e logística desse processo. Os remineralizadores de solos são considerados materiais silicáticos naturais que sofreram apenas diminuição do tamanho de partículas no processo de produção (BRASIL, 2013), sem a ocorrência de produtos químicos, tratando-se apenas de aplicações físicas, de modo geral, dadas pela moagem e peneiramento das rochas até obtenção do produto pó.

Neste sentido, destaque também para a importância de uma nova cadeia a ser incorporada aos sistemas produtivos, que é a da construção civil, por meio das mineradoras, uma vez que parte do material gerado era tratado como resíduo e armazenado nas mesmas em suas áreas de produção de britas.

A partir da Lei N°. 12890/2013(BRASIL, 2013), esses materiais passaram a ser tratados como passivo ambiental, devendo- se, então, ter um fim devido. Ao fato, e com desenvolvimento das pesquisas e envolvimento das áreas de Geologia e Ciências Agrárias, tratou-se de caracterizar o produto residual dentro de padrões específicos para uso agrícola, ajustando as caracterizações geoquímicas, físico-químicas, mineralógicas e de granulométricas, transformando o passivo em um ativo ambiental interessante para as mineradoras e sistemas de produção agrícola.

Em 2016, por meio da Instrução Normativa N°.05 (BRASIL, 2016), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), estabeleceu-se padrões, garantias e protocolos para avaliação da eficiência agronômica desses pós oriundos de rochas, permitindo seu registro como insumo agrícola (remineralizador), uma vez que, vale ressaltar, nem toda rocha tem esse potencial de remineralizar solos. Assim, a adição de pós de rochas aos solos mais pobres ou intemperizados é uma prática que visa a restruturação de solos, da correção e da fertilidade por meio da inserção de novos minerais.

Dessa forma, a referida pesquisa objetivou avaliar a produtividade na soqueira de cana-de-açúcar de sétimo corte, com aplicação de pó de rocha basáltica e redução de 20% da adubação de cobertura/ soqueira.

MATERIAL E MÉTODOS:

O experimento foi conduzido, sob condições de campo, em uma área de canavial de sétimo corte no município de Bebedouro, no Estado de São Paulo, no período de setembro de 2019 a setembro de 2020. O clima da região é classificado como Aw segundo a classificação climática de Köppen- Geiger, com temperatura média de 21,7°C e pluviosidade média anual de 1340 mm.

O solo do local foi caracterizado como Argissolo Vermelho-Amarelo eutrófico (PVAe), classificação Embrapa (2018), cuja análise dos atributos químicos e físicos apresentaram os seguintes valores:

pHCaCl2=4,72; M.O.=10,72 g dm-3; P=9,95 mg dm-3; S=7,05mg dm-3; Ca=18,13 mmolc dm-3; Mg=4,86 mmolc dm-3; K=2,12 mmolc dm-3; Al3+=1,06 mmolc dm-3; H+Al=18,60 mmolc dm-3; SB=25,11 mmolc dm-3; CTC=43,71 mmolc dm-3; V=57,44 %; m=4,00 %; Si=4,52 mg dm-3; B=0,33 mg dm-3; Cu=2,20 mg dm-3; Fe=19,00 mg dm-3; Mn=3,80 mg dm-3; Zn= 1,2 mg dm-3.

Para o mesmo, foi aplicado o pó de rocha basáltica (PR) da Construtora Planalto Ltda. (COPLAN), da pedreira localizada no município de Embaúba, no Estado de São Paulo. O delineamento experimental foi disposto em faixas (Split pots) com comprimento de 100 m por largura de 10,5 m (figura 1), com 5 pontos de coleta por faixa, obtidos em 7 linhas de 20 m de comprimento x 10,50 m de largura, caracterizando as unidades experimentais (parcelas), coletadas na área útil de 45,0 m2 (3 linhas de 10 m de comprimento x 4,5 m de largura).

 


Confira a publicação completa e outras matérias técnicas no site do CREA-SP

https://www.creasp.org.br/arquivos/revista/crea-revista-ed02_final.pdf

Consulte outras edições:

Os artigos técnicos e matérias assinadas são de total responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião da administração do Crea-SP
Contato: [email protected] www.creasp.org.br