A Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos promoveu com o apoio institucional do CREA-SP um curso inédito sobre Energias Renováveis e Instalações Elétricas com Automação Aplicada. Realizado presencialmente do dia 21 de março ao dia 02 de abril, o curso totalizou 56 horas de aprimoramento, capacitação e conhecimento com certificação.

Voltado para Engenheiros e Estudantes, o curso contou com a expertise do Eng. Eletricista Renato do Couto Pinho, que abordou importantes temas como “Geopolítica de matrizes energéticas, a participação de cada matriz energética, cada modalidade na geração de energia elétrica no Brasil e no mundo”, “A transição das matrizes fósseis, petróleo como energia e petroquímica e transição para as energias renováveis, aplicações e previsões futuras” “As questões legais das resoluções 482/2014 e 687/2015 ANAEEL”, “As questões tributárias das energias renováveis”, “A participação da energia solar e suas questões próprias, rendimento, retorno de investimento e reciclagem”, “As técnicas de instalação de energias renováveis: eólica, biomassa e fotovoltaicas”, “As questões práticas das instalações elétrica envolvidas com a NBR 5410 com harmonia da instalação das energias renováveis”, “A automação aplicada às energias renováveis”, dentre outros.

Além das aulas teóricas, os inscritos participaram de aulas práticas de instalação de energia fotovoltaica e como fazer projeto com abordagem na plataforma BIM, além de participarem de uma aula in loco para instalação fotovoltaica de 3,0 kwp como modelo de aprendizado.

O instrutor Renato tem MBA em Geração de Energia, Direito do Petróleo e Gás Natural, Máquinas e Sistemas Off Shore e Direito Tributário, MBP em Engenharia do Petróleo e Gás e especialização em Energias Alternativas (Renováveis). É pesquisador há 20 anos e atua na área de Energias Renováveis desde 1999.

Orozimbo Simão Branco Filho, um dos participantes do curso,e conta que nunca atuou com Energias Renováveis, mas sim no setor de construção de Hidroelétricas. “Interessei-me em fazer o curso para adquirir conhecimento e entendo que as energias renováveis são um assunto de trabalho futuro. Ao longo do curso entendi que o maior desafio ainda é o preço do projeto, a aprovação do empreendimento e a falta de mão de obra, que requer treinamento. A aula prática foi fundamental para tirar dúvidas e mostrar na prática como se executa um sistema de energia fotovoltaica”, pontuou.

Já Wagner Muniz Sampaio Braga, engenheiro com especialização em Eng. de Qualidade, Segurança e Meio Ambiente, atua no ramo de Energia Fotovoltaica e conta que realizou o investimento no curso para sedimentar conhecimentos e adquirir mais networking na área. “Quando se trata de energias renováveis, o maior desafio está no processo de comunicação com clientes e conhecimento dos mesmos, que ainda são leigos no tema e se sentem inseguros quanto à efetiva vantagem da energia renovável”.

Sobre o curso, Wagner afirmou que os tópicos mais relevantes para sua atuação foram sobre energia fotovoltaica e biomassa.

Nabor Cardoso Luz, outro aluno do curso, conta que sonha em atuar na área de energias renováveis, além de encontrar uma solução sustentável para ajudar nos negócios da família. “Meu cunhado tem uma plantação de hortaliças que precisam ser irrigadas três vezes ao dia. Isso gera um custo de aproximadamente R$1.200,00 mensais em energia. Então para mim o maior desafio é encontrar empresas fornecedoras com baixo custo e boa durabilidade”, afirmou.

O estudante contou ainda que as aulas presenciais foram determinantes para que ele optasse pelo curso. “Eu queria ter a oportunidade de estar em contato direto com as empresas e as técnicas aplicadas e ter um instrutor presencial para sanar minhas dúvidas era primordial. O professor é muito bom e aconselho todos a se capacitarem e aproveitarem as oportunidades”.

A AEA/SJCampos promove ao longo do ano diversos cursos e palestras voltados para a capacitação e o aprimoramento profissional, além de oferecer vantagens aos profissionais associados, que incluem convênio médico e odontológico com valores diferenciados, networking e descontos exclusivos oferecidos por diversas empresas nas áreas da saúde, estética, educação, esporte e lazer.

As inscrições para todos os cursos e palestras podem ser realizadas pelo portal www.aeasjc.org.br/agenda


Galeria de fotos