Nos dias 28 e 29 de abril a AEA/SJCampos promoveu o curso presencial “NBR 5626:2020 – Sistemas prediais de água fria e água quente – Projeto e Dimensionamento” com o apoio do CREA-SP.

O especialista Prof. Eng. Roberto de Carvalho Junior falou sobre a ABNT NBR 5626:2020, que cancela e substitui as antigas normas: ABNT NBR 5626:1998 – Instalação predial de água fria e quente e ABNT NBR 7198:1993 – Projeto e execução de instalações prediais de água quente.

“A nova redação passou a ser menos específica e mais generalista. O foco passou a ser quesitos mais relacionados a desempenho (Norma de Desempenho) do que em detalhes e orientações para dimensionamentos. Para suprir essa deficiência, o objetivo deste curso foi discutir os pontos positivos e negativos da ABNT NBR 5626:2020, com relação ao projeto e dimensionamento dos sistemas de água fria e água quente, bem como apresentar alguns exercícios com aplicação dos requisitos estabelecidos nesta norma”, pontuou Roberto.

Voltado para engenheiros civis, arquitetos, alunos dos cursos de engenharia civil e arquitetura e urbanismo e profissionais da área de instalações prediais hidráulicas e sanitárias, o curso totalizou carga horária de 8 horas com certificação aos participantes.

Durante o curso foram desenvolvidas duas atividades básicas: de instrumentação (aulas expositivas com o apoio de recursos audiovisuais) e exercícios aplicados aos projetos de instalações de água fria e água quente de acordo com a NBR 5626:2020.

A atividade de instrumentação teve como objetivo apresentar e discutir as principais mudanças que ocorreram no texto da nova norma (ABNT NBR 5626:2020) com foco no projeto, dimensionamento, execução, desempenho e manutenção das instalações de água fria e de água quente.

O Eng. Roberto de Carvalho Junior é licenciado em Matemática, com habilitação em Física e Desenho Geométrico, pós-graduado em Didática do Ensino Superior, Mestre em Arquitetura e Urbanismo e Mestre em Hidráulica e Saneamento. Ele é Projetista de Instalações Prediais desde 1982 e desde 1994 atua na área acadêmica. Ele também atua como palestrante e escreveu os livros “Instalações Hidráulicas e o Projeto de Arquitetura”; “Instalações Elétricas e o Projeto de Arquitetura”; “Patologias em Sistemas Hidráulico-Sanitários”; “Instalações Prediais Hidráulico-Sanitárias – Princípios básicos para elaboração de projetos”; “Interfaces Prediais” e “Como se – 99 soluções de instalações hidráulicas e sanitárias”.

Ao final do curso foram entregues os certificados de participação e sorteados livros do professor Roberto.

Consulte a agenda da AEA/SJCampos e fique por dentro de todos os cursos e palestras promovidos em prol da capacitação e aprimoramento profissional.

Fotos: Priscila Saloni