No dia 23/06, com 18 profissionais inscritas, a AEA/SJCampos compôs a maior delegação participante na celebração ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, promovida pelo CREA-SP.

Organizado pelo Comitê Gestor do Programa Mulher do Conselho, o encontro foi marcado por debates com especialistas sobre as oportunidades e desafios do mercado de trabalho para as profissionais, incentivando a equidade de gênero.

Durante a abertura do evento, a vice-presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Marta Mackey, destacou o trabalho desempenhado pelo Comitê Gestor, que elabora ações para incentivar a participação das mulheres no Sistema Confea/Crea e nas profissões abrangidas.
Já a Coordenadora do Comitê e Conselheira e representante da AEA/SJCampos, no Conselho, a Eng. Poliana Siqueira, apresentou algumas das entregas do grupo, como a Cartilha Programa Mulher, que conta com diagnóstico do mercado de trabalho e do Sistema Confea/Crea com recorte de gênero. Além disso, convidou todas as profissionais a acessarem o conteúdo e participarem como replicadoras do Programa Mulher em suas cidades.

Os convidados desfrutaram de rodas de conversa e palestras sobre currículos e articulação direta com empresas, com as Engs. Cristiane Renata Gaiotto Caldana e Fabiana Nicoleti Franco da Sociedade de Mulheres Engenheiras (SWE); sobre o contexto histórico da presença das mulheres no mercado de trabalho e a evolução ao longo do tempo com a Eng. Patrícia Falcão Bauer; e sobre a importância da sustentabilidade e o papel da mulher para uma sociedade melhor com a Eng. Maria Constantino.

Ao final do evento a Eng. Érica Oliveira foi convidada para falar sobre diversidade, mulheres trans e a inserção da população LGBTQIA+ no mercado de trabalho, além de serem lançados o site do Programa Mulher do Crea-SP e a campanha institucional do Conselho, especialmente elaborada para a data.

DEPOIMENTOS:

A Engenheira Civil Luana de Oliveira participou do grupo de profissionais da AEA/SJCampos e sentiu-se motivada e inspirada pelo evento ao conhecer mulheres bem sucedidas em suas carreiras. “Vi que é possível chegar ao mesmo nível delas. Pois todas compartilharam sua experiência ressaltando que não querem tratamento diferenciado e sim respeito e reconhecimento de suas competências. Acho muito importante essas iniciativas para mostrar às jovens profissionais que não podemos desistir apenas por sermos mulheres, uma palavra de incentivo de outra mulher é um baita ‘empurrão’”, afirmou.

A Engenheira Sanitarista e Ambiental e de Segurança do Trabalho, Maria José Ferreira Berti, também participou da delegação enviada pela AEA/ SJCampos e afirmou que a iniciativa foi muito importante para mostrar a todos como é a vida profissional da mulher na engenharia e os seus desafios. “Essa visibilidade é urgente e muito importante, diante das dificuldades enfrentadas no exercício da profissão. Muitas vezes as profissionais mulheres desistem ou aceitam situações em que não conseguem mostrar seu potencial. Precisamos saber lidar com as dificuldades de não sermos reconhecidas, encorajar e apoiar as outras engenheiras. Agradeço a AEA/SJCampos por ter proporcionado minha participação neste evento”, afirmou Maria José.

Programa Mulher do CREA-SP
Signatário da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o Crea-SP instituiu o Programa Mulher para cumprir com os requisitos do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 5, que versa sobre a igualdade de gênero.

ACESSE O SITE DO PROGRAMA: https://www.creasp.org.br/programamulher/


COBERTURA CREA-SP

Iniciativas para alcançar a equidade de gênero na área tecnológica foram compartilhadas durante evento de comemoração ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia (23/06), realizado na Sede Angélica do Crea-SP. Organizado pelo Comitê Gestor do Programa Mulher do Conselho, o encontro foi marcado por debates com especialistas sobre as oportunidades e desafios do mercado de trabalho para as profissionais.

Signatário da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o Crea-SP instituiu o Programa Mulher para cumprir com os requisitos do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 5, que versa sobre a igualdade de gênero. Na abertura do evento, a vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-SP, Eng. Lígia Marta Mackey destacou o trabalho desempenhado pelo Comitê Gestor, que elabora ações para incentivar a participação das mulheres no Sistema Confea/Crea e nas profissões abrangidas.

“Esta celebração, com um auditório repleto de profissionais interessadas em debater o mercado de trabalho, marca esse momento histórico em que as mulheres passam a ocupar cada vez mais os espaços reservados à área tecnológica. É essa a representatividade que buscamos e sinto muito orgulho de ter participado das atividades do Comitê em 2021, cuja atuação já tem dado resultados em todo Estado”, afirmou a vice-presidente.

Coordenadora do Comitê, a Eng. Poliana Siqueira apresentou algumas das entregas do grupo, como a Cartilha Programa Mulher, que conta com diagnóstico do mercado de trabalho e do Sistema Confea/Crea com recorte de gênero. Além disso, convidou todas as profissionais a acessarem o conteúdo e participarem como replicadoras do Programa Mulher em suas cidades.

A noite foi palco, ainda, para dois lançamentos importantes: o site do Programa Mulher do Crea-SP e a campanha institucional do Conselho, especialmente elaborada para a data.

 

Carreira, redes de apoio e sustentabilidade

Foram muitos os temas tratados no decorrer do evento, com destaque para as experiências e histórias de carreira das engenheiras convidadas. O primeiro painel trouxe as Engs. Cristiane Renata Gaiotto Caldana e Fabiana Nicoleti Franco, da Sociedade de Mulheres Engenheiras (SWE), organização que defende mudanças para as mulheres na área tecnológica. O grupo, fundado em 1950, tem atuação internacional com mais de 40 mil membros, e está presente no Brasil. As palestrantes destacaram o banco de currículos e articulação direta com empresas para contribuir com o networking entre mulheres.

Na sequência, a Eng. Patrícia Falcão Bauer iniciou sua palestra apresentando um contexto histórico da presença das mulheres no mercado de trabalho e a evolução ao longo do tempo. A engenheira pontuou as mudanças que ocorrem na área tecnológica, que já evidenciam mais mulheres nas salas de aulas das universidades. Com relação à equidade de gênero, Bauer defende que mais iniciativas como a promovida pelo Crea-SP são necessárias. “Acredito que a educação é um dos caminhos para chegarmos à igualdade”, disse.

Encerrando o ciclo de palestras, a Eng. Maria Constantino tratou sobre a importância da sustentabilidade e o papel da mulher para uma sociedade melhor. Para a engenheira, a ausência de planejamento urbano é a causadora dos maiores desastres ambientais da atualidade, como deslizamentos e enchentes. Ela reforçou a importância das mulheres se envolverem em projetos voltados para as cidades.

Com espaço para rodas de conversa entre os painéis, as participantes puderam presenciar e colaborar ativamente com as discussões. Ao final do evento, Constantino convidou a Eng. Érica Oliveira para falar sobre diversidade. Mulher trans, Érica ressaltou que as empresas precisam olhar com atenção para a questão da população LGBTQIA+, pois apenas 4% das pessoas trans estão no mercado de trabalho. “Mais de 90% das mulheres trans hoje no Brasil vivem em situação de vulnerabilidade. Sei o quanto é importante eu, como mulher trans, engenheira, ser essa representatividade”, concluiu.

Próximos passos

O Comitê Gestor segue com iniciativas de empoderamento feminino, planejando novas frentes de atuação. O objetivo é expandir as ações para além do Conselho. Para isso, estão sendo realizadas ações de aproximações com grupos temáticos, como a ONG Mulheres na Construção, projeto que capacita mulheres na construção civil que visitou o Conselho na quarta-feira (22/06), durante reunião do Comitê.

“Uma mulher empoderada muda a sociedade. Preparamos mulheres para o mercado de trabalho em funções que, tradicionalmente, elas não assumiriam”, explicou a presidente da ONG, empreendedora e assistente social Bia Kern. Ao todo, o projeto já alcançou mais de 5 mil mulheres no País, atuando em capacitação, políticas públicas e mercado de trabalho.

Para ampliar ainda mais as ações, o Comitê também visa as entidades de classe. “A ideia é que as associações implementem o Programa Mulher, desenvolvendo suas próprias ações, seguindo as diretrizes definidas pelo Comitê, de acordo com suas necessidades”, completou a coordenadora Poliana.

Assista ao primeiro vídeo da websérie “Dia Internacional das Mulheres na Engenharia” do Crea-SP.

 

Produzido pela CDI Comunicação