Créditos: Acervo BFB

A pesquisa é promoção do Sistema Confea/Crea/Mútua e do BIM Fórum Brasil (BFB) e conta com o apoio e patrocínio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).O objetivo foi avaliar a maturidade digital do setor da construção e o conhecimento gerado tem potencial de oferecer informações úteis para priorizar ações voltadas ao desenvolvimento do BIM e em favor da digitalização do setor da construção brasileiro.

A pesquisa atinge diversos assuntos vinculados à transformação digital do setor, dentre asquestões mapeadas foram inclusas:

  • Conhecimento e uso de metodologias de planejamento e de critérios de padronização;

  • Panorama de conhecimento e adoção de tecnologias digitais (genéricas e específicas);

  • Demandas de capacitação e treinamento por parte dos profissionais;

  • Motivações, perspectivas e trajetórias de adoção do BIM;

  • Atitude, perspectivas e principais limitadores que afetam quem ainda não trabalha em BIM.

É a primeira vez que uma pesquisa sobre a digitalização no âmbito da construção, desse porte, é realizada no país. No processo foram ouvidos mais de 5.000 profissionais das diversas modalidades da engenharia que fornecem serviços para a construção civil. Cabe salientar que, dada a metodologia de coleta empregada e a quantidade de casos, as informações produzidas são significativas em termos estatísticos.

Os resultados da pesquisa serão abertos ao público interessado através de umaferramenta interativa, permitindo aos usuários fazer suas próprias consultas e acessar osdados em profundidade. Os resultados ficarão disponíveis no site do CONFEA / BIMFórum.

Confira como foi a transmissão