No dia 13 de outubro, a AEA/SJCampos promoveu em parceria com a Luchetti Hidráulica e Impermeabilização, e parceria do CREA-SP, a palestra presencial “Comgás: Instalações Prediais Normas Técnicas e Soluções Atuais”

Voltado para Engenheiros e Projetistas, Construtoras, Arquitetos e Estudantes de Engenharia e Arquitetura, o encontro abordou temas como “Modelo de atuação Comgás em novas construções”, “Normas Técnicas (RIP, NBR13103 e NBR15526)”, “Estudo técnico e econômico para aquecimento de água para banho em substituição ao chuveiro elétrico” e “Eficiência energética” com o objetivo de oportunizar aos participantes a ampliação do conhecimento sobre o mercado de gás, instalações prediais (normativas), novas aplicações e eficiência energética.

O Engenheiro Roberto Simão, presidente da Luchetti Hidráulica e Impermeabilização, realizou a abertura do evento e falou sobre a importância da informação e crescimento do mercado de gás encanado. “O engenheiro tem muita importância para sociedade, assim como todos os profissionais da área tecnológica, e algumas vezes temos dificuldades de enxergar isso. São José dos Campos é uma das cidades com maior índice Per Capita de profissionais da engenharia. E quando falamos sobre o gás, apesar de ele ser amplamente utilizado, ainda tem muito mercado a ser desenvolvido. Os marcos nas concessões têm acelerado esse processo e feito crescer a demanda de profissionais habilitados. A Luchetti faz a distribuição dos materiais para instalação do gás encanado e percebe que os profissionais ainda sofrem para entender todo o processo e execução dos projetos”, pontuou.

A consultora técnica Adriana Sbruzzi Prado, formada em Arquitetura e Urbanismo e pós-graduada em Gestão de Empreendimentos na Construção Civil, é Coordenadora de Negócios na Comgás, atuando no segmento de Novas Construções, apresentou a história e atuação da Comgas, que é responsável pelo gerenciamento total de sua rede de distribuição, com operação 24h por dia, 90% da rede enterrada, atendimento presencial para emergências e uma área especializada em padrões técnicos, especificações de normas e procedimentos para instalação. “Recentemente fizemos uma palestra sobre a atuação da Comgas para as construtoras e estávamos ansiosos por este momento com os profissionais”, afirmou.

Cid Arlen Antunes Moreira, Engenheiro Civil e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e Patologia nas Obras Civis, é Engenheiro Sênior na área de Engenharia de Aplicações da Comgás, com foco direcionado às questões normativas relacionadas às instalações internas. “A ideia foi abordar as questões normativas de uma forma mais objetiva e simplificada aos profissionais. Falamos sobre os três principais tópicos de abordagens, que são as Tipologias Típicas nas Instalações Internas, o Projeto de Instalação Interna e as Instalações de Aparelhos. Para regulamentar as aplicações temos três principais normas, a NBR 15.526, que aborda as redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais – Projetos e Execução; a NBR 15.5358, que abrange a rede de distribuição interna para gás combustível em instalações de uso não residencial de até 400 kPa – Projeto e Execução; e a NBR 12.236, sobre critérios de projeto, montagem e operação de postos de gás combustível comprimido – Procedimento. Aprofundamos mais a primeira, desde o desenvolvimento do projeto até a instalação dos equipamentos, materiais e a construção da tubulação, além das restrições existentes”, afirmou Cid.

Ao final da palestra, o Gestor Técnico Thiago Borer apresentou um Estudo Técnico e Econômico para aquecimento de água para banho em substituição ao chuveiro elétrico.

O incentivo à capacitação e ao aprimoramento profissional é uma das bases de atuação da AEA/SJCampos. Além dos eventos como cursos, palestras, workshops, entre outros, a Associação é parceira de empresas do setor e participa de eventos voltados aos profissionais por meio de patrocínio, apoio institucional e divulgação. Consulte a agenda no portal e faça sua inscrição.

Confira a transmissão no Youtube

Fotos