A compra de um imóvel é o sonho das pessoas e fato marcante em suas vidas, carregada de emoções e sentimentos, muitos morarão neste imóvel pelo resto de suas vidas.

Na hora do recebimento deste imóvel muitos deixam a emoção tomar conta e acabam assinando sem prestar a devida atenção no ato, ansiosos que estão em pegar às chaves.

A dor de cabeça começa quando, ao entrar no imóvel e verificar algumas imperfeições que são aparentes (visual), não poderão reclamar, porque deram o aceite do imóvel, nas condições em que está, no ato do recebimento das chaves e vistoria.

No mercado existem empresas especializadas em acompanhar o comprador, para auxiliá-lo no recebimento, com o objetivo de evitar ocorrências que são desgastantes e custosas para ambos os lados, comprador e vendedor.

Estas empresas são constituídas por profissionais qualificados, engenheiros e/ou arquitetos, devidamente registrados em seu Conselho de Classe (CREA ou CAU) que, longe das emoções, vão desempenhar sua função técnica-profissional, examinando minuciosamente o produto adquirido emitindo um laudo de vistoria, onde documenta todas as observações, de forma detalhada, esclarecedora e com fotografias, de acordo com a norma técnica NBR13.752 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), acompanhado de um documento denominado ART ou RRT (Anotação/Registro de Responsabilidade Técnica), que é como uma certidão de que ele vistoriou e constatou as condições em que o imóvel está sendo entregue.

A vistoria deve ser contratada diretamente pelos proprietários do imóvel (individual ou coletivamente, quando condomínio) para assessorá-los no recebimento das unidades privativas e áreas comuns.

Durante a vistoria, o Profissional avalia o produto adquirido quanto à existência ou não de imperfeições para que a construtora efetue os reparos necessários e entregue o produto final de forma aceitável. Dessa forma, a vistoria pressupõe a elaboração de um relatório ou laudo técnico, no qual devem estar descritos todos as condições do local analisado e constatação de danos, onde os mesmos devem ser caracterizados, classificados e quantificados quanto à extensão, observando (check list), por exemplo:

– Fissura, trinca, rachadura, brecha e fenda;
– Ondulações na parede;
– Pintura;
– Caimento das aguas nos pisos;
– Nível do contrapiso;
– Altura de soleiras e baguetes;
– Assentamento das cerâmicas;
– Rejuntameneto das cerâmicas;
– Vedação da cuba, pias e tubulações;
– Caimento de aguas nas pias, vedação e condição dos metais;
– Empenamento de porta;
– Fechaduras;
– Testes elétricos nas tomadas;
– Áreas comuns;
– Garagem e elevadores.

Por  Poliana Aparecida de Siqueira
Eng.ª Civil
CREA 5068965750