No dia 16 de maio a AEA/SJCampos sediou o encontro “Estágio Visita” do CREA-SP, uma iniciativa que promove visitas acompanhadas nas unidades do Conselho na Capital e Região Metropolitana para os universitários da área tecnológica, mostrando o funcionamento e a importância da instituição, os procedimentos para a regulamentação, as atribuições das profissões, o controle ético e a fiscalização do exercício profissional.

O programa é direcionado a estudantes universitários, com idade igual ou maior que 18 anos, matriculados regularmente em curso de graduação ou pós-graduação das áreas abrangidas pelo Sistema “Confea/Crea-SP”, podendo ser de instituição pública ou privada do estado de São Paulo, também cadastrada no Sistema.

Durante a abertura do evento, o presidente da AEA/SJCampos e diretor da Mútua, Eng. Civil Carlos Vilhena, apresentou aos participantes os programas e benefícios oferecidos pela AEA/SJCampos. “Somos referência nacional com participação em diversos conselhos, grupos de trabalhos, comissões e entidades, e uma das maiores e mais atuantes Associações de Arquitetura e Engenharia do Estado de São Paulo. Nos dedicamos para garantir que os estudantes e profissionais, tanto os recém-formados como aqueles que já estão inseridos no mercado de trabalho, sintam-se acolhidos, valorizados, representados e tenham a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, mantendo-se atualizados com conhecimento técnico de tudo o que há de mais recente lançado no mercado, de novas tecnologias e tendências, e acompanhando o setor da construção civil”, afirmou o presidente.

 

O Diretor Administrativo da AEA/SJCampos, Eng. Civ. Alessandro Ferreira Alves, apresentou os programas que estão vinculados a atuação da entidade e que são voltados aos estudantes e profissionais recém-formados como AEA/Jovem, Prêmio Jovem Talento e Atlética AEA, dentre outros.

“Buscamos sempre desenvolver programas e projetos que aproximem os estudantes e profissionais recém-formados da entidade. O AEA/Jovem de São José dos Campos é hoje o maior do Brasil. Nós criamos líderes que atuarão posteriormente na Associação, Conselhos, Inspetores, entre outros”, afirmou Alessandro.

Também falou sobre o Atlética AEA/SJCampos, programa de incentivo ao esporte e à qualidade de vida por meio da realização de treinos de futebol society feminino e masculino, a idealizadora do Projeto “Quero Jogar Futebol”, Priscila Gregati.


Poliana Aparecida de Siqueira, Engenheira Civil Coordenadora Programa Mulher do CREA-SP, falou aos presentes sobre o Programa AEA Mulher, que desenvolve atividades voltadas para a equidade e para a mulher profissional, ressaltando a importância da constante atuação e participação das mulheres na profissão.

O Engenheiro Estevão Jonas Batista falou sobre a atuação da AEA/SJCampos enfatizando que a Associação é uma entidade reconhecida por promover uma intensa agenda de cursos, palestras, workshops, seminários, excursões, entre muitas outras atividades, voltada para a capacitação e aprimoramento profissional.

Para finalizar o encontro, o Eng. Civil Carlos Vilhena apresentou aos participantes os diferentes papéis exercidos pelo Confea, Crea e Mútua, as formas de associação à Mútua e quais os benefícios hoje oferecidos aos sócios como a cota de associatividade, auxílio funeral, participação no fundo de pecúlio, auxílio pecuniário, convênios e benefícios reembolsáveis.

O presidente do CREA-SP, Engenheiro Vinicius Marchese, também participou do evento e enfatizou a importante participação da AEA/SJCampos no mercado da construção civil, destacando a representatividade que a Associação exerce no Estado de São Paulo.

“A ideia do programa é levar os profissionais em Associações atuantes e a AEA/SJCampos historicamente faz muito pelo profissional. Queremos compartilhar e expandir ao máximo essas boas iniciativas. Nossa profissão tem muito a ganhar”, pontuou Vinicius.


Confira as fotos do evento: