Eng Civil Carlos Vilhena (presidente da AEA/SJCampos), Maria Rita Singulano (presidente da ACONVAP), Anderson Farias (prefeito de São José dos Campos) e o Eng. Vinicius Marchese (presidente do Crea-SP).

Na terça-feira, dia 4 de julho, o Engenheiro Civil Carlos Vilhena, Presidente da AEA/SJCampos (Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos) e Diretor de Benefícios da Mútua, participou do Fórum de Gestão Pública do Crea-SP. O evento teve como tema central a modernização dos serviços públicos e a nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021), com destaque para o município de São José dos Campos, considerado a primeira cidade inteligente do país.

Durante o painel “Gestão Pública na Prática”, o prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias Ferreira, listou os indicadores conquistados por meio de mudanças nos serviços públicos, como a oferta de óculos e bengalas inteligentes para alunos com baixa visão, a inclusão de aulas de empreendedorismo, a segurança por meio do monitoramento facial, o sistema de coleta de lixo e a frota de carros 100% elétricos.

Carlos Vilhena ressaltou a relevância do evento para o setor, principalmente por demonstrar a importância de ter a engenharia alinhada com o crescimento das cidades. Ele afirmou: “Reunimos aproximadamente 60 cidades para debater o tema e mostrar como a engenharia pode contribuir para o desenvolvimento dos municípios. As cidades inteligentes não se limitam apenas àquelas que utilizam tecnologia, mas sim às que utilizam os recursos disponíveis para uma gestão mais eficiente. Nosso prefeito, Anderson Farias, apresentou no evento o que estamos fazendo nas áreas de educação, saúde, mobilidade e gestão pública, e como São José dos Campos se destaca nesses setores. Os Centros de Desenvolvimento de São José, como o Parque Tecnológico, INPE, ITA e outros, desempenham um papel fundamental nesse aspecto.”

Também esteve presente no evento a Engenheira Civil Maria Rita Singulano, atual presidente da Aconvap (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba) e ex-presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos. Ela ressaltou a importância desse evento com a participação de diversos profissionais e gestores públicos de todo o estado, além de entidades como a AEA e a Aconvap. Maria Rita afirmou: “É importante que todos nós possamos discutir a gestão pública, pois na realidade somos todos atores na cidade, e a gestão pública só irá melhorar quando todos esses atores se unirem para construir cidades melhores e mais sustentáveis.”

Em relação às alterações na nova Lei de Licitações, a Advogada Irene Patrícia Diom Nohara, professora de Direito Administrativo, doutora e mestre em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP), explicou que as normas acompanham o novo conceito tecnológico.

Sobre a adaptação à nova legislação, a Advogada Daiesse Jaala Bonfim, auditora de Controle Externo no Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), afirmou que as mudanças serão um desafio tanto para os gestores quanto para as empresas prestadoras de serviços.

O presidente do Crea-SP, Engenheiro de Telecomunicações Vinicius Marchese, compartilhou em suas redes sociais que “o Fórum de Gestão Pública promoveu uma tarde inteira de debates com especialistas para explicar aos profissionais a nova Lei de Licitações e as oportunidades dentro da gestão pública”.

Ao final do evento, um QR Code foi disponibilizado tanto para o público presencial quanto para o remoto, para sugestões de outros fóruns.


Confira a cobertura do CREA-SP

https://www.creasp.org.br/noticias/area-tecnologica-pela-inovacao-nos-municipios/