Nos dias 15, 16 e 17 de agosto, profissionais como engenheiros, arquitetos, projetistas de instalações prediais hidráulicas e sanitárias, bem como alunos dos cursos de engenharia civil e arquitetura, participaram de uma capacitação presencial sobre “Perícia e Patologia dos Sistemas Hidráulicos e Sanitários”. O curso foi ministrado pelo engenheiro especialista Roberto de Carvalho Junior, em uma iniciativa da AEA/SJCampos em parceria com o CREA-SP.

Com um total de 12 horas de treinamento, o objetivo foi destacar a relevância do projeto, execução, operação e manutenção das instalações hidráulicas e sanitárias. Além disso, buscou-se transmitir fundamentos teóricos e práticas acerca da patologia em sistemas prediais hidráulicos e sanitários e suas causas, apresentando as principais manifestações patológicas que ocorrem nos sistemas de água fria, água quente, esgoto e águas pluviais.

Roberto enfatizou: “Em se tratando de instalações hidráulicas, todo cuidado é pouco. Um bom projeto necessita do emprego de materiais de qualidade comprovada, pois os reparos em canalizações são custosos. Estudos mostram que a maior parcela de patologias em edifícios resulta de problemas nas instalações hidráulicas. Devido à natureza oculta destas instalações, muitos negligenciam seu planejamento adequado, recorrendo a improvisações e usando materiais inferiores. Esse descuido, aliado à baixa qualificação da mão de obra, compromete a qualidade da obra.”

A arquiteta Livia Borges, que participou do evento, destaca: “O curso é crucial, seja para quem atua em projetos ou em obras, pois aborda patologias resultantes de erros nesses contextos. Ele é fundamental para capacitar profissionais a verificar todas as etapas e entregar serviços de excelência. Como associada da AEA/SJCampos, valorizo os cursos, treinamentos e outras atividades oferecidas pela associação. São essenciais para a educação contínua e o aprimoramento profissional. O custo-benefício do curso é excelente.”

Vale ressaltar que o Prof. Eng. Roberto de Carvalho Junior, além de ministrar o curso, é autor de obras como “Instalações Hidráulicas e o Projeto de Arquitetura”, “Instalações Elétricas e o Projeto de Arquitetura”, entre outros.

Mantenha-se atualizado com a agenda da AEA/SJCampos e aproveite todas as oportunidades de capacitação!


Informações:

Av. Anchieta, 661 – Jd. Esplanada
São José dos Campos – SP
Tel. (12) 3921-6259
WhatsApp: (12) 98159-8836
[email protected]