De 28 a 30 de setembro, a AEA/SJCampos promoveu em parceria com o Grupo 193 – Engenharia de Segurança Contra Incêndio e com o CREA-SP, e apoio institucional do Secovi SP e da Aconvap, o curso presencial “Emissão de Licença do Corpo de Bombeiros para Edificações menores que 750m²”.

O curso, destinado a engenheiros, arquitetos, projetistas, tecnólogos, técnicos e outros profissionais associados e convidados, abordou conteúdos teóricos, exemplificando a prática em sala de aula e no site do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, com o objetivo de capacitar o aluno a compreender os tipos de processos existentes para análise e vistoria de edificações pelo Corpo de Bombeiros, compreender toda a documentação necessária, quem são os responsáveis pela elaboração dos documentos e como deve ser montado e protocolado o processo.

Ao final do curso, os alunos garantiram um alinhamento aos conhecimentos do mercado, com uma visão ampla sobre o PTS – Projeto Técnico Simplificado e todos os sistemas de proteção exigidos para este tipo de processo de acordo com o Decreto 63.911/2018 do Estado de São Paulo.

O Engenheiro Civil Fabio Fonseca, pós-graduado em Segurança do Trabalho com Especialização em Segurança Contra Incêndio, foi responsável por ministrar os três dias de curso e abordou o Decreto 63.911/2018; Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo; Tipos de edificações; Situações aplicáveis a PTS – Projeto Técnico Simplificado; Medidas de Segurança contra Incêndios para edificações enquadradas em PTS; Tipo de Projeto para diferentes situações; Identificação e aplicação das etapas do PTS; Instrução Técnica 42; e como elaborar Projetos Técnicos Simplificados.

A Engenheira Civil e Design de Interiores, Joyce Cristina Santos de Morais, atua como no setor de projetos e orçamentos da Secretaria de Gestão Habitacional e Obras da Prefeitura de São José dos Campos pela URBAM e participou do curso. Ela afirma que “O instrutor Fábio Fonseca possui vasta experiência na área de projetos de prevenção e combate a incêndio e conseguiu transmitir aos alunos um conhecimento bastante amplo sobre a área, desde os tipos de Projeto de Proteção contra Incêndio, passando pela classificação do fogo e das ocupações e pelas Instruções Técnicas pertinentes relativas a saídas de emergência, brigada de incêndio, iluminação de emergência, sinalização e sistemas de proteção por extintores de incêndio chegando até a aplicação prática dos conceitos para execução de análises, vistorias e emissão de Licença do Corpo de Bombeiros. O conhecimento adquirido e as experiências transmitidas durante o curso agregaram muito a minha trajetória profissional, agora me sinto mais preparada e segura para atuar nessa área tão promissora e essencial para a segurança das pessoas e dos patrimônios”, comentou.

Adalto Avelino Gomes, formado em Engenharia Civil e Segurança do Trabalho, com pós-graduação em Engenharia de Meio Ambiente, participou das seis edições da capacitação e afirmou que Fabio é um instrutor com muito conhecimento e cada um dos cursos que participei trouxe uma novidade. Com a visita à Oficina de Manutenção dos extintores pudemos ver como são realizados os processos e a tecnologia aplicada a eles. Quando temos a oportunidade de ver de perto como são realizados os processos e testes, temos a garantia da qualidade e segurança aplicada. Esse curso abre caminhos e oportunidades aos profissionais com melhora no exercício da profissão para a redução dos incidentes. E todas as capacitações oferecidas pela AEA/SJCampos enriquecem muito o currículo profissional”, relatou.

Já Adalberto Jansen Di Tanno, Arquiteto e Urbanista, pontuou que “a arquitetura envolve muito mais do que projetos bonitos e requintados. Nós, profissionais da área da construção civil, dentro de nossas atribuições, temos que ter conhecimento sobre as medidas de segurança contra incêndios nos projetos de edificações. Temos que sempre buscar esse conhecimento, pois se trata de um assunto dinâmico, que está sempre sofrendo mudanças e atualizações, para que possamos garantir proteção à sociedade. Participar do curso me deu a oportunidade de agregar novos conhecimentos com profissionais extremamente capacitados”.

Além dos conteúdos teóricos, os inscritos no curso participaram de uma visita técnica à oficina de manutenção dos extintores. Consulte a agenda da AEA/SJCampos e fique por dentro dos cursos e palestras promovidos em prol da capacitação e do aprimoramento profissional.