Eng. Emílio Antonio Farah (presidente da AEA de Campos do Jordão), Eng. Civil Carlos Vilhena (Presidente da AEA/SJCampos), Arquiteto Marcelo Guedes (Caminhos da Arquitetura), Eng. Joana Flávia Soares Borges (chefe da UGI de São José dos Campos), Anderson Farias (Prefeito Municipal de São José dos Campos), Sheila Thomaz (primeira dama), Alberto Marques Filho (secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos) e Regina Laranjeira Baumann (CEO na Meon Comunicação).

Eng. Emílio Antonio Farah (presidente da AEA de Campos do Jordão), Eng. Civil Carlos Vilhena (Presidente da AEA/SJCampos), Arquiteto Marcelo Guedes (Caminhos da Arquitetura), Eng. Joana Flávia Soares Borges (chefe da UGI de São José dos Campos), Anderson Farias (Prefeito Municipal de São José dos Campos), Sheila Thomaz (primeira dama), Alberto Marques Filho (secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos) e Regina Laranjeira Baumann (CEO na Meon Comunicação).

Entre os dias 20 e 22 de outubro, os visitantes da Constru São José garantiram a participação em diversas palestras promovidas pela AEA/SJCampos e Unavap, em parceria com o CREA-SP, durante a Jornada de Eventos Técnicos da Construção Civil.

Abertura com o prefeito municipal de São José dos Campos, Anderson Farias
Renato Traballi Veneziani (Sindicato Rural de São José dos Campos), Angela Paiva (SECOVI SJCampos), Eng. Emílio Antonio Farah (presidente da AEA de Campos do Jordão), Eng. Civil Carlos Vilhena (Presidente da AEA/SJCampos), Sheila Thomaz (primeira dama) e Anderson Farias (Prefeito Municipal de São José dos Campos)

Com diversos temas relevantes para o mercado, garantindo a qualificação profissional, os encontros aconteceram durante a Feira da Construção e de Negócios Imobiliários do Vale do Paraíba (Constru São José) e tiveram como público desde estudantes e recém-formados até grandes nomes da arquitetura e engenharia já consolidados no mercado de trabalho.

O presidente da AEA/SJCampos, Eng. Civil Carlos Vilhena, participou da abertura da Jornada e falou aos presentes sobre a atuação da Associação, benefícios oferecidos aos associados, além de abordar todas as ações desenvolvidas pela entidade em prol da qualificação profissional e representatividade do setor.

“A AEA/SJCampos desempenha um papel fundamental na nossa comunidade, e sinto muito orgulhoso de fazer parte desta equipe. Nossa missão é clara: promover a qualificação profissional e fortalecer a representatividade do setor de engenharia civil em nossa região. Ao longo dos anos, temos trabalhado incansavelmente para alcançar esses objetivos. Oferecemos diversos benefícios aos nossos associados, que vão desde oportunidades de capacitação e atualização profissional até a defesa de seus interesses no âmbito regional. Sabemos o quanto a engenharia civil e a arquitetura são essenciais para o desenvolvimento de nossa cidade e nossa região, e estamos comprometidos em apoiar vocês em cada passo do caminho”, afirmou.


Sobre as Palestras

Dentre os temas abordados, um dos que mais chamou a atenção do público foi a palestra sobre “Implantação BIM e o Planejamento Estratégico e Tecnológico na empresa” com Ernani Francisco Fernandes.

 

“Fiquei muito feliz em participar do Constru São José representando o Instituto SENAI de tecnologia. O evidente sucesso do evento demonstrou o grande e crescente interesse das pessoas em inovação e tecnologia na arquitetura e construção. Reflexo disso foi o grande número de pessoas no evento e nas palestras; vários até me procuram ao final das palestras manifestando interesse no tema e necessidades de se aprimorar no assunto. Tive o prazer de palestrar em dois temas fundamentais para as empresas de construção, pois abordam o planejamento, projeto e construção com foco em produtividade, qualidade, assertividade com base em dados e uma estratégia consistente e integrada permitindo inclusive ampla colaboração com envolvidos com o que há de mais moderno aplicado a arquitetura, engenharia, construção e operação de empreendimentos. A indústria da arquitetura e construção brasileira está em plena transformação e o aumento da eficiência é o único caminho, já que ainda há muitas perdas e retrabalhos no processo de construção. O BIM, entre outras coisas, permite a realização de simulações do empreendimento em ambiente digital para melhor planejamento e execução dos projetos”, afirmou Ernani.

PALESTRA INSTITUTO REGENERAÇÃO GLOBAL: ESG e Construção Civil: Desafios, oportunidades e soluções sustentáveis com Fabiano Porto – Cofundador Instituto Regeneração Global / Mestrando em Sustentabilidade Instituto Ipê e Especialista em Gestão de Negócios

Fabiano Porto, Diretor Executivo do Instituto Regeneração Global, abordou o tema “ESG e Construção Civil: Desafios, oportunidades e soluções sustentáveis”. Ele destacou que o evento foi muito bem-organizado, apresentando conteúdos aderentes e agregadores ao setor, e oferecendo muitas oportunidades de conhecimento e negócios. “A construção civil é responsável por mais de 60% dos recursos naturais extraídos, e ainda existe um grande problema de desperdício, com práticas que poderiam ser implementadas e ainda não o são. Esses debates são importantes para nos lembrarmos da relevância da sustentabilidade na construção civil”, pontuou.

PALESTRA SECOVI-SP: Panorama do Mercado Imobiliário de SJCampos e Região com Guilherme Werner – Sócio Consultor da Brain Inteligência Estratégica

Outros temas debatidos também ganharam destaque, como a palestra “Secovi – Panorama do Mercado Imobiliário de São José dos Campos e Região” com Guilherme Werner, a palestra da FS Integra “Construção Financiada – Do popular ao alto padrão” com o Eng. Civil Frederico Sundfeld e Sheila Sundfeld, a palestra “Green Solar – A Transição de Energia e o Armazenamento de Energia” com Pedro Henrique Gonçalves de Medeiros, , palestra “Wise Home – A evolução das Casas Inteligentes” com Emerson BZ, palestra “GlassVale – Vidros de proteção solar” com Débora Constantino, palestra “SENAI – Gestão e liderança Lean do escritório ao canteiro de obras” com Ernani Francisco Fernandes, palestra “Plataformas Elevatórias Móveis de Trabalho (PEMTs): Aumentando a Eficiência e a Segurança” com Marcius Gaili, palestra “Melhor por natureza – Eco Residencial Vita Nature e Concreto Verde” com Eng. Carlos Eduardo S. de Melo e Eng. Marcelo Parteira, palestra “Know Contabilidade – Desafios do crescimento – Gestão Empresarial de Sucesso” com Paulo Vinicius Nogueira Martins, e palestra “Glass Vale – Sua obra mais segura, com a aplicação correta de Ferragens no Vidro Temperado” com Cirilo Paes.


Sobre a Feira

A Constru São José 2023 foi realizada de 20 a 22 de outubro no Parque da Cidade de São José dos Campos e representou uma excelente oportunidade para que empresas locais e de outras regiões pudessem expor seus produtos e soluções, alavancar negócios e fortalecer parcerias.

A feira contou com mais de 6 mil metros quadrados de exposição, 100 expositores e aproximadamente 5 mil visitantes qualificados. Este ano, a feira foi segmentada em alguns super eventos, como o Espaço São José Decora, o 1º Festival de Lançamentos Imobiliários, a Feira de Imóveis e Decoração, a Expo Máquinas, o Salão de Utilitários zero km, entre muitas outras atrações.


Fotos: Andrea Ramponi