Presidente da AEA/SJCampos Eng Civil Carlos Vilhena e Vereador Jr da Farmácia

No último dia 31 de outubro, o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos (AEA/SJCampos), o Engenheiro Civil Carlos Vilhena, realizou uma reunião com o Vereador Júnior da Farmácia, na sede da Associação.

O objetivo do encontro foi a apresentação e debate do Projeto de Lei, proposto pelo Vereador Júnior da Farmácia, que tem por finalidade autorizar o Poder Executivo a implementar o uso do Building Information Modelling (BIM) em obras e serviços de engenharia conduzidos pela Administração Pública Municipal.

O BIM, conhecido como Modelagem da Informação da Construção, é uma metodologia inovadora no âmbito da arquitetura, engenharia e construção. Seu foco principal reside na otimização da produtividade e na revolução do setor. Carlos Vilhena enfatiza que “a implantação do BIM não se trata somente de adquirir um software, implantar o sistema e acreditar que já é feita a entrega de projetos de BIM. A implantação envolve requisitos como tecnologias, processos e capacitação profissional. Ele também implica no pós-obra, no acompanhamento dos projetos, e na vida útil dos mesmos depois de executados”. Nesse contexto, a AEA/SJCampos se destaca por sua experiência na capacitação de profissionais e já conduziu ações de discussão sobre o BIM anteriormente. O presidente se colocou à disposição do vereador Júnior da Farmácia para futuras parcerias e colaboração nesse processo.


Sobre o Projeto de Lei:

O Projeto de Lei, apresentado pelo Vereador Júnior da Farmácia, busca autorizar o Poder Executivo Municipal a implementar o uso do Building Information Modelling (BIM) ou Modelagem da Informação da Construção na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizados pela Administração Pública Municipal. O BIM é definido como “um conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo, que sirva a todos os participantes do empreendimento, em qualquer etapa do ciclo de vida da construção”.


Sobre o BIM:

O Building Information Modelling (BIM) envolve a representação digital e tridimensional das características físicas e funcionais de uma construção, abrangendo todas as informações necessárias para a execução, implantação, manutenção e gerenciamento de um projeto de forma integrada e organizada. Essas informações compreendem desde o próprio modelo da edificação até o seu orçamento, abrangendo todo o ciclo de vida do projeto, desde a concepção até a finalização. O BIM não se limita a ser apenas um software, mas sim uma metodologia que utiliza ferramentas e integra profissionais de diferentes áreas na elaboração de um modelo virtual preciso e detalhado.

A AEA/SJCampos reforça seu compromisso em apoiar o avanço tecnológico e a capacitação profissional na área da engenharia civil e arquitetura, contribuindo para o desenvolvimento da cidade e da região.