Ana Abreu, Coordenadora do APL TICVALE do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, Arquiteto e Urbanista Walter Brant (conselheiro da AEA/SJCampos e AGEMVALE) e Danielle Skubs (CT-TIC) do CAU/SP

Nos dias 22 e 23 de novembro, o conselheiro da AEA/SJCampos, o arquiteto e urbanista Walter Brant, representou a AEA/SJCampos durante a realização do evento “Tecnologia e Inovação no Campo da Arquitetura e Urbanismo – Desafios e Oportunidades”, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos.

Durante os dois dias do evento, foram abordados temas cruciais relacionados ao uso de softwares livres e novas ferramentas tecnológicas para a prática de arquitetura e urbanismo. A programação contou com a participação de especialistas em Arquitetura e Urbanismo, tecnologia, profissionais da área, pesquisadores em inovação e gestores públicos. Esta iniciativa foi conduzida pela Comissão de Desenvolvimento Profissional (CDP-CAU/SP), com apoio da Comissão Temporária de Tecnologias da Informação e Comunicação (CT-TICs/SP).

Danilo Matoso Macedo, da FNA (Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas) durante apresentação sobre softwares livres

Os temas em destaque incluíram o uso de softwares livres, a internacionalização de serviços de arquitetura, inovação através de startups e frentes inovadoras, e as oportunidades para profissionais de Arquitetura e Urbanismo nas “Cidades Inteligentes”.

Arquiteto e Urbanista Walter Brant (conselheiro da AEA/SJCampos e AGEMVALE)

As mesas redondas promovidas contaram com a presença de arquitetos, urbanistas, especialistas em inovação e gestores públicos, oferecendo soluções para os desafios urbanos do Brasil. A conselheira do CAU/SP, Ana Paula Preto, destacou a importância do evento como uma experiência enriquecedora de inclusão digital para São José dos Campos, realizada dentro do Parque Tecnológico.

Arquiteto e Urbanista Walter Brant (conselheiro da AEA/SJCampos e AGEMVALE) e Arquiteta e Urbanista Ana Paula Preto, Coordenadora da Comissão Temporária de Tecnologias da Informação e Comunicação na Arquitetura e Urbanismo do CAU/SP (CT-TIC – CAU/SP)

O segundo dia incluiu debates sobre cidades inteligentes, inserções em plataformas digitais e uma visita técnica ao Grupo Nexus. O conselheiro Walter Brant representou a AEA/SJCampos como moderador dos painéis “Tecnologia e Inovação no Serviço Público” e “Tecnologias e Inovações em Cidades Inteligentes”. Ele ressaltou que o evento proporcionou uma experiência gratificante e enriquecedora para todos os participantes, contribuindo com informações valiosas para os profissionais presentes.

No Instagram da AEA/SJCampos foi publicado um recorte significativo do painel sobre Cidades Inteligentes, abordando oportunidades e possibilidades de trabalho para arquitetos urbanistas. O conteúdo inclui a participação de Danielle Skubs (CT-TIC) do CAU/SP e Ana Abreu, Coordenadora do APL TICVALE do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos.

Ana Abreu, Coordenadora do APL TICVALE do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos durante apresentação sobre cidades inteligentes

As palestras completas do evento estão disponíveis no canal do YouTube do CAU/SP. A AEA/SJCampos incentiva a comunidade a explorar e aproveitar esse valioso conteúdo.

Confira as fotos do evento.