No dia 6 de dezembro, a engenheira Andréia Alfredo e o engenheiro Antonio Fernando de Moura representaram a AEA/SJCampos na reunião de celebração dos 40 anos do COMAM (Conselho Municipal de Meio Ambiente), realizada na Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

Engenheira Andréia Alfredo (titular da AEA/SJCampos no COMAM), Marcelo Manara (Secretário de Urbanismo/Sustentabilidade e atual presidente do COMAM) e Engenheiro Antonio Fernando de Moura (suplente da AEA/SJCampos no COMAM)

Durante a cerimônia, conselheiros e ex-presidentes foram homenageados com o recebimento de placas comemorativas e relembraram momentos marcantes do conselho.

Marcelo Manara, Secretário de Urbanismo e Sustentabilidade de São José dos Campos, e atual presidente do COMAM, conduziu a abertura do evento, destacando a emoção de celebrar quatro décadas de um Conselho tão ativo e fundamental. “O COMAM contribui significativamente para a construção desta cidade que amamos, sendo uma referência em sustentabilidade. Alcançamos a recertificação com a valiosa contribuição de todos os presentes, que compõem o COMAM. São 40 anos de uma trajetória incrível”, enfatizou Manara. Ele também relembrou casos e pautas recentemente debatidos pelo Conselho.

Lincoln Delgado, ex-presidente do Conselho e representante da sociedade civil foi homenageado

Lincoln Delgado, ex-presidente do Conselho e representante da sociedade civil, mencionou a atuação do COMAM em parceria com o Programa Municipal de Revitalização das Nascentes, ressaltando sua importância como um dos programas mais relevantes de Educação Ambiental no Município. O vereador José Luis Nunes, representando a Câmara Municipal, também tomou a palavra para celebrar as quatro décadas de atuação do Conselho.

Anderson Farias Ferreira, prefeito de São José dos Campos, destacou que “O COMAM é um Conselho com uma rica história, marcada por debates e discussões cruciais para a construção de uma cidade melhor. A questão ambiental é uma conscientização contínua, um processo desafiador e vital. Somos uma cidade tecnológica, mas também comprometida com o meio ambiente”, afirmou.

Após a cerimônia, ocorreu o plantio de um novo pomar, integrante do programa Pomares Nativos Educativos. Os participantes plantaram 40 mudas, em alusão aos 40 anos de existência do conselho, utilizando espécies nativas como guabiju, pitanga, pêssego-do-mato e araçá.

 


Confira a galeria de fotos do evento.