O segundo módulo do Curso de Aprimoramento Profissional aconteceu no dia 23 de setembro e teve como objetivo chamar a atenção para a importância do projeto hidráulico do edifício, tendo em vista que 75% das patologias da construção são decorrentes de problemas relacionados com as instalações hidráulicas prediais.
O palestrante e Engenheiro Civil, Roberto de Carvalho Junior, que abordou o tema “Projetos e Instalações Hidráulicas”, falou aos presentes sobre a importância da avaliação periódica e criteriosa para conhecer o real estado de conservação e manutenção das instalações de um edifício, bem como o grau de criticidade das deficiências constatadas. Ele destacou ainda que o prévio conhecimento das falhas mais frequentes, pelo autor do projeto e/ou por um coordenador do seu processo de produção, pode evitar a ocorrência de patologias em sistemas prediais hidráulicos sanitários.
 
 
Destinado a engenheiros, arquitetos, profissionais responsáveis por manutenção predial, projetistas de instalações, construtores e peritos, o Ciclo de Aprimoramento Profissional CAP 01 – Hidráulica compreenderá cinco módulos, sendo três de palestras e dois de cursos, e tem o intuito de abordar com os participantes, de uma forma mais prática, didática e simplificada, os princípios básicos e conceitos para elaboração de projetos de instalações prediais hidráulico-sanitárias (instalações de água fria e quente, esgoto e águas pluviais), além de evidenciar as normas brasileiras que regem cada assunto tratado.
 
Roberto de Carvalho Junior é Engenheiro Civil, licenciado em Matemática, com habilitação em Física e Desenho Geométrico, pós-graduado em Didática do Ensino Superior, Mestre em Arquitetura e Urbanismo na área de Projeto e Planejamento de Assentamentos Humanos, projetista de Instalações prediais desde 1982 e já elaborou inúmeros projetos de edificações de médio e de grande porte, executados em várias cidades do Brasil.
 
Para participar do CAP 1 o profissional pode inscrever-se para um único módulo e ao final do Ciclo, aqueles que fizerem todos os módulos receberão um certificado de conclusão do CAP 1. Também serão emitidos certificados para os módulos específicos, quando não houver interesse pelos demais módulos. As palestras são gratuitas aos associados em dia e pagas pelos não associados. Já os cursos são pagos, porém associados possuem desconto.
 
Informações podem ser adquiridas pelo telefone (12) 3921-6259 ou pelo e-mail [email protected].
 
www.aeasjc.org.br/agenda