27, fevereiro, 2024, terça-feira

Curso Presencial – Instalações Prediais sob a NBR 5626:2020

DATA: 28 e 29 de FEVEREIRO DE 2024
HORÁRIO: 18H00 AS 22H30
LOCAL: Sede da AEA/SJCampos

Investimento (com taxas inclusas):

CARGA HORÁRIA: 8 horas

A QUEM SE DESTINA

  • Engenheiros
  • Arquitetos
  • Projetistas de instalações prediais hidráulicas e sanitárias
  • Alunos dos cursos de engenharia civil e arquitetura e urbanismo
  • Todos os profissionais que trabalham na construção civil

JUSTIFICATIVA

A ABNT NBR 5626:2020, cancela e substitui as antigas normas: ABNT NBR 5626:1998 – Instalação predial de água fria e ABNT NBR 7198:1993 – Projeto e execução de instalações prediais de água quente.

A unificação das duas normas, em uma única norma, sem dúvida facilita o acesso à informação. A atualização da norma por si só deve ser considerada positiva, visto que, muita coisa mudou na construção civil, desde 1998, principalmente, depois da publicação da ABNT NBR 15575:2013 (Norma de Desempenho das Edificações).
A ABNT NBR 5626:2020 está mais moderna, mais flexível para o projetista e alinhada com o mercado. Entretanto, a norma parece mais direcionada para uma proposição de manual de operação e manutenção das instalações.

O alinhamento com a ABNT NBR 15575-6:2013 – Edificações habitacionais – Desempenho, particularmente, foi positivo, pois é uma tendência atual na engenharia civil.

Por outro lado, a ABNT NBR 5626:2020 aparenta não querer se comprometer com assuntos que podem gerar conflito, ou até mesmo serem invalidados ao longo dos
anos como, por exemplo, a retirada das recomendações de materiais e procedimentos de dimensionamento.

A NBR 5626:2020 não especifica mais quais deverão ser os métodos de cálculo adotados no projeto, dando mais liberdade ao projetista para utilizar qualquer método reconhecido e fundamentado de sua preferência. Foi removido o Anexo A (ABNT NBR 5626:1998), que dava orientações precisas e específicas para o desenvolvimento do projeto e dimensionamento.

A retirada da Tabela 1 (antiga norma), sobre a vazão nos pontos de utilização, deixou esse parâmetro de projeto muito vago, apontando para uma consulta das vazões reais dos aparelhos a serem utilizados e garantir a pressão para que elas ocorram.
Apesar da NBR 5626:2020 não ter mais valores mínimos de vazões e diâmetros, nas peças de utilização, o projetista terá que declarar e explicar a vazão considerada no projeto Também não há mais limitação de diâmetros mínimos para as tubulações, permitindo ao projetista adequar melhor seu dimensionamento às pressões de serviço necessárias.

A nova redação passou a ser menos específica e mais generalista. O foco passou a ser quesitos mais relacionados a desempenho (Norma de Desempenho) do que em detalhes e orientações para dimensionamentos.


OBJETIVOS DO CURSO

Discutir os pontos positivos e negativos da ABNT 5626:2020, que especifica requisitos para projeto, execução, operação e manutenção de sistemas prediais de água fria e água quente (SPAFAQ);

Explicar os acréscimos das documentações necessárias em um projeto de sistemas prediais de água fria e água quente (item 4.1 da ABNT NBR 5626:2020);

Apresentar os subsídios para elaboração do “Manual de operação, uso e manutenção” atendendo à ABNT NBR 14037:2011 – Diretrizes para elaboração de
manuais de uso, operação e manutenção das edificações – Requisitos para elaboração e apresentação de conteúdo;

Esclarecer a diferença entre os Anexos normativos e informativos da ABNT NBR 5626:2020 (na NBR 5626:1998 todos os anexos eram normativos. Na NBR 5626:2020 os anexos A e B são normativos e os anexos C, D, E, F são informativos);

Esclarecer as mudanças que ocorreram com relação à definição dos quatro parâmetros hidráulicos do escoamento nos trechos das canalizações (estimativa de vazões, cálculo das perdas de carga, cálculo da pressão dinâmica e limites de velocidade);

Apresentar um roteiro (passo a passo) para elaboração de projeto e dimensionamento de SPAFAQ, tendo em vista que com a remoção do Anexo A (ABNT NBR 5626:1998) os profissionais da área ficaram órfãos de dimensionamento, sem diretrizes que possam ser seguidas.


METODOLOGIA

No curso serão desenvolvidas duas atividades básicas: de instrumentação (aulas expositivas com o apoio de recursos audiovisuais) e exercícios aplicados aos projetos de instalações de água fria e água quente de acordo com a NBR 5626:2020.

A atividade de instrumentação terá como objetivo apresentar e discutir as principais mudanças que ocorreram no texto da nova norma (ABNT NBR 5626:2020) com foco no projeto, dimensionamento, execução, desempenho e manutenção das instalações de água fria e de água quente.

Também serão aplicados em sala de aula alguns exercícios de dimensionamento dos sistemas prediais de água fria e água quente seguindo os requisitos informativos e normativos da nova norma.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

– ABNT NBR 5626:2020 (informações importantes);
– Pontos positivos da NBR 5626:2020
– Pontos negativos da NBR 5626:2020
– Apresentação das principais mudanças relativas ao projeto e dimensionamento dos sistemas prediais de água fria e água quente;
– Documentação dos sistemas prediais de água fria e água quente projeto
– Manual de operação, uso e manutenção
– Requisitos sobre materiais e componentes
– Requisitos sobre projetos
– Interação com a concessionária de água
– Informações preliminares para o projeto
– Abastecimento de água potável
– Sistemas de abastecimento
– Alimentador predial
– Sistema de reservação
– Sistema elevatório
– Sistema de distribuição
– Execução dos SPAFAQ
– Operação, uso e manutenção
– Dimensionamento do SPAFAQ
– Parâmetros hidráulicos do escoamento (NBR 5626:2020)
– Estimativa de vazões
– Diâmetro dos trechos
– Limites de velocidade
– Pressões mínimas e máximas
– Dispositivos controladores de pressão nos SPAFAQ
– Perda de carga nas canalizações
– Cálculo da pressão dinâmica
– Sistema de distribuição de água quente (SPAQ)
– Níveis de temperatura no SPAQ
– Materiais utilizados
– Estimativa de consumo
– Sistemas de aquecimento
– Tipos de aquecedores
– Dimensionamento de aquecedores
– Rede de distribuição de água quente
– Dimensionamento das tubulações

REFERÊNCIAS/ BIBLIOGRAFIA:

CARVALHO JR., R. Sistemas Predais Hidráulicos e Sanitários. 5ª Ed., São Paulo: Editora Blucher, 2023.

NBR 5626:2020 – Sistemas prediais de água fria e água quente – Projeto, execução, operação e manutenção.

PALESTRANTE: Prof. Eng. Roberto de Carvalho Junior 
Engenheiro civil, licenciado em Matemática, com habilitação em Física e Desenho Geométrico. Pós graduado em Didática do Ensino Superior. Mestre em Arquitetura e Urbanismo e Mestre em Hidráulica e Saneamento.
Projetista de Instalações Prediais desde 1982, já elaborou inúmeros projetos de edificações de médio e de grande porte, executados em várias cidades do Brasil. Desde 1994, atua na área acadêmica, em faculdades de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, como professor universitário das disciplinas de instalações prediais.

É palestrante e autor dos livros “Instalações Hidráulicas e o Projeto de Arquitetura”; “Instalações Elétricas e o Projeto de Arquitetura”; “Patologia em Sistemas Hidráulicos e Sanitários”; “Patologia dos Sistemas Elétricos Prediais”, “Sistemas Prediais Hidráulicos e Sanitários – Princípios básicos para elaboração de projetos”, “Interfaces Prediais”, “Como se faz – 99 soluções de instalações hidráulicas e sanitárias” publicados pela editora Blucher de São Paulo. Atualmente, trabalha na área acadêmica e como consultor independente.

LIVROS DO PALESTRANTE

 

 

  • 00

    dias

  • 00

    horas

  • 00

    minutos

  • 00

    segundos

Data

fev 28 2024 - fev 29 2024

Tempo

18:00 - 22:30

CADERNETA DE OBRAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Convênio Médico UNIMED com isenção total de carências em Março

ISENÇÃO TOTAL DE CARÊNCIAS* *EXCETO CPT. Necessário preenchimento de declaração de saúde. Válido para profissionais com registro no CREA ou CAU. Preços a vigorar a partir...