Fabiano Porto e Engenheira Micheli Gonçalves

A primeira palestra do Ciclo de Aprimoramento Profissional – ESG, realizada em 26 de fevereiro, abordou o tema “Lucratividade Sustentável: ESG como diferencial de empresas de Construção Civil” com os profissionais Micheli Fernandes Gonçalves, Engenheira e Consultora Ambiental, e Fabiano Porto, consultor em ESG Diretor Executivo do Instituto Regeneração Global.
ESG se refere às três áreas da sustentabilidade nas organizações: Ambiental (Environment), Social e Governança.

Realizada pela AEA/SJCampos, em parceria com o Instituto Regeneração Global e com o Sistema CREA/Confea/Mútua, e apoio da Aconvap, a palestra levou aos presentes importantes reflexões sobre como a sustentabilidade e as práticas ESG podem atuar a favor dos resultados das empresas de construção civil, auxiliando na redução de custo, melhoria de processos, reputação, retencao de talento a acesso a novos mercados e fundos de investimento. Além disso, discutiu sobre a mudança de comportamento das novas gerações de trabalhadores e consumidores que irá exigir uma mudança cultura a favor das práticas ambientais, sociais e de governança.

A Engenheira Ambiental Micheli Fernandes Gonçalves promoveu uma reflexão sobre os desafios e oportunidades do ESG na Construção civil. Em uma das falas de Fabiano Porto, ele destacou a diferença do ESG em relação a todos os outros movimentos sustentáveis da história, explicando que é que ele foi promovido pelo topo do mercado financeiro. “O ESG é o primeiro movimento da história que foi impulsionado e implementado pelos próprios fundos de investimento e foi acompanhada pelos órgãos regulatórios, e isso pressiona as empresas a agirem nesta direção. A construção civil, que está intrínseca ao nosso dia a dia, está gerando um imenso impacto ambiental seguindo as metodologias atuais, utilizando de 50% a 75% de todos os recursos naturais extraídos do planeta. E no Brasil, por exemplo, apenas 21% dos resíduos da construção civil são reciclados ou reutilizados”, exemplificou.

“Nosso objetivo com o Instituto Regeneração Global, é atuar a favor de projetos socioambientais em cooperação com empresas, poder público e organizações sociais para fortalecer as soluções na sociedade e o conceito do desenvolvimento regenerativo, pois acreditamos que apenas sustentar o impacto não basta. Precisamos ir além da sustentabilidade, e já temos soluções e métodos para isso”, explica Fabiano Porto. “O nosso maior projeto coletivo é a construção da “Wiki-Solution.org”, portal colaborativo de soluções, onde todos podem contribuir. Atualmente a Wiki-Solution.org conta com mais de 900 soluções, de 40 diferentes países, disponibilizadas em 14 idiomas. Acreditamos para conseguirmos ‘regenerar’ é preciso primeiro organizar e conhecer as soluções que ja temos para agir.”, resaltou Fabiano.

Fabiano explicou ainda sobre as Certificações em Sustentabilidade existentes para a construção civil e quais critérios precisam ser seguidos para que possam ser alcançadas e seus benefícios.

O arquiteto e urbanista Tiago Santos afirmou que “esse é um assunto que sempre foi importante e agora está em alta. Entrando na questão mercadológica tomará uma proporção ainda maior. O curso, além do aprendizado, é bastante voltado para a prática, que é ótima para os profissionais”, afirmou.


Próximas Palestras

Estão programados ainda mais quatro encontros do Ciclo de Aprimoramento. No dia 21 de março será abordado o tema “ESG Aplicado à Gestão de Resíduos e Economia Circular da Construção Civil”, dia 11 de abril debaterá “O Papel da Tecnologia na Construção ESG: Inovação para um Futuro Sustentável”, e o último encontro acontecerá no dia 25 de abril abordando “Certificações de Sustentabilidade e ESG: Elevando padrões na Construção Civil”.

Inscreva-se para as próximas palestras



Parceria entre a AEA/SJCampos e o Instituto Regeneração Global

O principal objetivo da parceria firmada este ano entre as entidades é promover a implementação de práticas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) na gestão da AEA/SJCampos, assim como aplicar iniciativas que incentivem a capacitação e o aprimoramento profissional. As palestras têm como objetivo disseminar conhecimento, promover a conscientização e inspirar práticas sustentáveis entre os profissionais e empresas do setor.

AEA/SJCampos e Instituto Regeneração Global unem forças para impulsionar práticas ESG na Construção Civil